29 março 2024

Bolsonaro diz que pode indicar filho Eduardo para embaixador nos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

11 Jul de 2019 do YacoNews
Por João Pedro Caleiro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (11) que pode indicar o seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva após a posse do novo diretor da Abin, o presidente disse que Eduardo “daria conta do recado” pois fala inglês e espanhol com fluência e tem uma relação boa com a família do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Imagina o filho do Macri [Maurício Macri, presidente da Argentina] aqui como embaixador da Argentina. Teria tratamento diferenciado. Está no meu radar, sim, e, no meu entender, poderia ser uma pessoa adequada”, completou, segundo relatos da imprensa.

“Não quero decidir por ele o seu futuro, se legislação disser que tem que renunciar ao mandato”, ponderou Bolsonaro, já que Eduardo é deputado federal pelo PSL.

“Da minha parte eu decidi agora, mas não é fácil uma decisão como essa estando no lugar dele, renunciando a um mandato sendo parlamentar mais votado do Brasil, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional”, acrescentou.

O site Brazil Journal havia reportado mais cedo que a nomeação aconteceria nas próximas horas, de acordo com uma fonte com acesso direto ao Planalto.

O timing teria a ver com o fato de que Eduardo completou ontem 35 anos, a idade mínima para ocupar o cargo de embaixador.

O deputado, que está em seu segundo mandato, é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A vaga de embaixador nos EUA está aberta desde abril, quando Sergio Amaral, que está no Itamaraty desde 1971, foi transferido de volta para Brasília.

O presidente Bolsonaro já visitou os EUA duas vezes em pouco mais de seis meses de mandato e a aproximação com o país é uma das marcas de sua política externa.

Na primeira visita, Eduardo participou ao lado do pai em encontro com Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca.

Veja Mais