24 abril 2024

Atendimento ambulatorial de UPA é suspenso após execução na frente da unidade em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

17 Jan de 2020 do YacoNews
Do G1 AC


O atendimento ambulatorial foi suspenso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Habitacional Cidade do Povo, nesta sexta-feira (17). Apenas urgência e emergência estão sendo realizadas no local.

A medida foi adotada após a morte de Antônio José de Oliveira da Conceição, de 39 anos, na noite de quinta-feira (16), que acabou causando danos no local. Ele foi atingido por vários disparos na região do tórax, membros e pescoço. Por estar próximo a UPA, ele foi atendido no local, mas não resistiu.

Em nota a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que a UPA está aberta, porém com o atendimento limitado.

“A Sesacre informa que, em razão dos eventos que se sucederam na noite desta quinta-feira, em frente à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Cidade do Povo, limitou os atendimentos, a partir do ocorrido, apenas aos pacientes em situação de urgência e emergência”, informou.

Ainda de acordo com a nota, algumas partes da unidade precisaram ser isoladas por causa dos danos.

“Essa condição acarretou na interrupção do atendimento a pacientes em situação de menor risco, aqueles que poderiam ser servidos pelas Unidades Básicas de Saúde, mas que acabam recorrendo às UPAs”, acrescenta o documento.

A Sesacre não detalhou a data de quando o atendimento ambulatorial deve ser retomado, mas diz que assim que os reparos forem feitos, o atendimento volta ao normal.

Veja nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informa que em razão dos eventos que se sucederam na noite desta quinta-feira, 16, em frente à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Cidade do Povo, limitou os atendimentos, a partir do ocorrido, apenas aos pacientes em situação de urgência e emergência.
A medida se dá por conta de avarias na unidade, obrigando aos profissionais a isolar parte de suas dependências. Essa condição acarretou na interrupção do atendimento a pacientes em situação de menor risco, aqueles que poderiam ser servidos pelas Unidades Básicas de Saúde, mas que acabam recorrendo às UPAs.
A Sesacre informa ainda que, tão logo os reparos sejam feitos, os atendimentos ambulatoriais retornarão.
Atenciosamente,

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Veja Mais