19 abril 2024

A política do Acre promete viver uma semana turbulenta diante das decisões do piloto Gladson

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Contagem

O final de semana foi tenso por conta da expectativa do anúncio da decisão do governador Gladson Cameli sobre a candidatura que pretende apoiar na capital. Gladson marcou para essa segunda-feira ( 20 ), o anúncio. O governador que estava em Cruzeiro do Sul teria voltado à capital exclusivamente para anunciar a decisão. Ao desembarcar em Rio Branco já pisou na toalha que membros históricos do PP haviam jogado.

…regressiva

Dos bastidores vem a informação que Gladson teria a intenção de usar o nome do ex- deputado Ney Amorim ( PP ), para justificar sua saída do partido Progressista. Apresentaria Ney como vice de Socorro Néri ( PSB ), em substituição a candidatura Tião Bocalom, forçando o partido a não aceitar e abrindo a porta de saída.

Causar

Esse é o verbo do governador desde o início do governo. Todas as atitudes e declarações são friamente calculadas para causar, embora dêem a impressão de espontaneidade e impulsividade. Esse imbróglio com o partido lembra o impacto da decisão de Orleir Cameli sobre a reeleição.

Provocação

Cameli parou a política do estado e deixou aliados e adversários com a respiração suspensa. Todos dependendo da decisão dele para tocar suas campanhas, até porque sem o contrato autenticado ninguém tem coragem de assumir.

Alternados

Como a segunda-feira, dia do anúncio oficial cai num dia par, leitora pergunta se o governador apoia Socorro Néri em dias pares e Tião Bocalom ( PP ), em dias ímpares ou vice- versa. Breve saberemos. Ou não – faltou analisarmos a influência dos números primos nas horas do dia.

Tranquilos

A bem da verdade as únicas candidaturas que não se abalaram com a confusão do governador, foram as candidaturas do PSDB ( Minoru Kinpara) e MDB ( Roberto Duarte ), que estão postas e definidas e de acordo com as últimas mexidas, as duas candidaturas que deverão se encontrar no segundo turno.

Sem preparo

O PT, em que pese alianças que possa fazer e a alta participação no Fundo Partidário, dificilmente sairá da figuração. O partido não se preparou para a derrota que sofreu e nem trabalhou para voltar ao poder. Parece que os profissionais políticos petistas caíram no pântano do amadorismo. Nessa condição tanto faz a decisão do governador. Nem o mais fiel dos aliados, o PCdoB, se decidiu sobre coligar ou não com o PT no Acre.

Reduzindo

No Sul- Sudeste, o Psol apresenta um crescimento expressivo e pode ultrapassar o PT que reinava entre os industriários esclarecidos.
Em São Paulo a chapa pura do Psol – Boulos/ Erundina cresce a olhos vistos e segundo analistas ligados ao PT, no Rio de Janeiro se Freixo ( Psol) mantivesse a candidatura teria mais votos que o PT.

Experiência

A competitividade do Psol em São Paulo chama a atenção porque uma de suas estrelas, Luíza Erundina, tem 85 anos de idade e o mundo contemporâneo estava descartando a ausência de juventude e priorizando as carinhas bonitas das Tábatas Amaral da vida. Aparentemente o eleitor está buscando conteúdo e experiência.

Cabeluda

Historinha cabeluda nos bastidores da Câmara de Vereadores envolve ação por danos morais e assédio. Acusação afirma que a frase- ” Dê graças a Deus que te dei uma oportunidade de trabalho, porque você estava comendo lixo “, consta na peça de acusação. Mais uma prova que quem vê cara não vê coração.

Problemas

O Democratas do Acre não está em seus melhores dias. O partido não tem candidatura própria nos três maiores colégios eleitorais do estado e está em vias de sofrer um revés na Tarauacá pós- apoio governamental à candidatura de Néia Sérgio ( PDT ). Corre o risco de se transformar no partido de uma só expressão. Em Tarauacá Abdias da Farmácia vinha pontuando muito bem nas pesquisas para prefeito.

Implosão

E num município do interior do estado uma candidatura majoritária pode ser implodida por acusação de homicídio doloso. A história triste será revelada com nomes assim que a ação for formalizada. O delegado local vai ouvir as testemunhas na próxima semana.

Bom dia Rodrigo Damasceno ( PSDB ), nova crise de identidade em relação a candidatura a prefeito? A essa altura do campeonato?

 

Por Angélica Paiva, Notícias da Hora

Veja Mais