23 abril 2024

Deputado Daniel Zen pede plano detalhado do Governo do Estado sobre retorno às aulas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Assessoria

Com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) analisando a retomada das aulas, o deputado estadual Daniel Zen (PT/AC) propôs, por meio de suas redes sociais, que primeiro seja criado e apresentado um plano detalhado com a descrição das medidas sanitárias que serão adotadas para evitar a contaminação e infestação do novo coronavírus nas escolas.

A proposta do parlamentar prevê que o governo do Estado informe quais serão as ações empregadas para higienização dos ambientes, além da compra e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais e alunos.

Além disso, Zen ressalta que a Secretaria deve definir um novo calendário, detalhando como será a adaptação dos dias letivos e o aproveitamento da carga horária a das atividades não presenciais, ministradas pela internet e com a veiculação de videoaulas e audioaulas. O parlamentar enfatizou ainda a necessidade de testagem em massa para todos os envolvidos nas atividades. “É preciso haver testes para covid-19 de a absolutamente todos os profissionais e alunos, bem como o monitoramento daqueles que apresentaram sintomas. Sem isso, não podemos ter o retorno das atividades nas escolas”, acrescenta.

Vale lembrar que, ainda sem um plano de medidas sanitárias, o governo do Estado já divulgou um indicativo de data para volta às aulas presenciais, 8 de setembro, acompanhada de uma consulta pública com trabalhadores da educação, pais e alunos.

“A consulta pública para saber da opinião das pessoas envolvidas no processo de retorno às aulas só deve ser feita após apresentação de um plano detalhado. Esperamos que esse retorno às aulas só aconteça na data apropriada e que as nossas sugestões sirvam de referência para reabertura das escolas com segurança”, diz Daniel Zen.

Veja Mais