24 abril 2024

Fumaça: Sena Madureira não está muito diferente da capital

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A imagem que se espalhou pela grande rede foi tirada no último domingo (19) na capital Rio Branco e impressiona que vê. O fumaceiro se dá por conta do aumento excessivo de queimadas este ano em todo país.

Nesta época é sempre a mesma coisa. Campanhas feitas por órgãos oficiais pedem a consciência da população para, principalmente, evitarem queimadas urbanos. Umas das causas mais frequentes por conta das queimadas, é que levam centenas de pessoas aos pronto socorros e UPAs são os problemas respiratórios causas pela fumaça.

O domingo em Sena não foi muito diferente. O céu madureirense foi tomado por uma nuvem gigantesca de fumaça.

 

“Bom dia! Queria fazer uma reclamação, pois desde de ontem estamos respirando fumaça de queimadas. Não sei onde tá acontecendo essas queimadas, mas não podemos nem abrir as janelas da nossa casa, pois cai muitos restos de vegetação queimada dentro casa, principalmente na nossa cama. Cadê as autoridades? Ontem a noite dava pra ver o tanto de fumaça que corria pela cidade. Já não basta o perigo que estamos passando, aí as pessoas não tem consciência. Sou moradora do bosque.” relata uma moradora que enviou também uma foto de cinzas na sua cama

Como se não bastasse os problemas de uma pandemia, a população precisa drasticamente nesse época conviver com perigos causados pela falta de amor ao próximo de indivíduos preocupados com suas contas bancárias e lucros a qualquer custo.

É preciso intensificar e priorizar o combate a essas práticas com urgência tanto por parte do município quanto dos governos estadual e federal.

Sem essa consciência, o povo continuará amargando dias terríveis enquanto poucos lucram com a devastação da Amazônia. No futuro, teremos as piores lembranças de um passado sombrio e nebuloso.

 

 

Veja Mais