25 abril 2024

Governo do Estado do Acre não renova convênio, e pacientes estão impedidos de fazer exames de angiografia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

Por atraso em processos burocráticos, pacientes internados no hospital de urgência e emergência de Rio Branco – HUERB, sofrem com o impedimento de realização de exames e procedimentos cujos são efetuados pelo Hemocardio anexo ao Hospital Santa Juliana – clínica especializada em cardiologia e que desde 2011 vem trabalhando para o sistema único de saúde – SUS.

Nesta segunda feira, o filho de uma paciente de Sena Madureira, que prefere manter o anonimato, mostrou seu descontentamento em relação ao atraso de exames primordiais e urgentes para a sua mãe.

A paciente deu entrada no HUERB no dia 26 de junho, apresentando desmaios e vômitos constantes. De imediato, foi submetida a tomografias, no entanto, fez-se necessário exame mais minimalista para saber a real situação dela. O exame de angiografia, que permite visualizar com mais clareza o interior dos vasos sanguíneos, foi prescrito pelo médico de plantão, somente com esse exame será possível um diagnóstico mais claro e objetivo. Mas segundo o filho, esse exame, que atualmente é feito no Hospital Santa Juliana na capital, não está podendo ser feito, por atraso na renovação de contrato com o governo do estado.

Preocupado com o bem-estar de sua mãe, entre esperar os trâmites de renovação do convênio do Estado com a Hemocardio, o mesmo recorreu a hospitais particulares para a realização do exame, mesmo custando em torno de 5 mil reais. No entanto, foi negado por se tratar de paciente internado pelo sistema único de saúde – SUS.

“Enquanto isso, pacientes e familiares se encontram desesperados e de mãos atadas, não podendo nem mesmo recorrer a clinicas particulares, para agilizar exames urgentes. Exames esses, que deveriam ser garantidos a todo cidadão que precise.” disse

A família da paciente promete acionar o estado judicialmente para que uma resposta urgente seja dada sobre o impasse.

Veja Mais