18 abril 2024

Detentos usam chave artesanal para abrir solário e fazem buraco em parede durante tentativa de fuga em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um grupo de 39 detentos foi flagrado tentando fugir do Complexo Prisional Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, na noite dessa segunda-feira (21). Eles conseguiram sair das celas, depois abriram a porta do solário com uma chave artesanal e ainda fizeram um buraco na parede para deixar a unidade.

Com os presos foram encontradas sete teresas [cordas feitas de lençóis], uma escada e uma chave artesanais, além de um simulacro de arma de fogo.

Era por volta das 18h40 quando o policial que estava de plantão na guarita número 7 viu alguns presos no solário onde é feito o banho de sol pavilhão L. Ele chamou a atenção dos presos e ainda deu um disparo de arma de fogo como forma de advertência.

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que ao menos quatro presos já estavam na área externa do alojamento. Com o barulho do tiro, alguns retornaram para o pavilhão.

Uma equipe do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) deu apoio aos policiais penais para a contenção dos detentos.

Ao verificarem a situação, os policiais identificaram que os presos das celas 3, 4, 8 e 9 abriram o solário com uma chave artesanal e depois fizeram um buraco na parede do local para ter acesso à área externa do pavilhão. Após isso, a intenção do grupo era pular a muralha da unidade.

g1acre

Veja Mais