24 abril 2024

Servidora pública lança livro sobre trajetória de superação após diagnóstico de câncer de mama

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após superar as primeiras fases de um câncer de mama, descoberto em 2019, Maria Inês Melo decidiu ouvir a sugestão de seu filho para narrar parte dessa trajetória recente em um livro. Assim nasceu Transformando dor em alegria – Vencendo o câncer de mama, que será lançado no mês de outubro em Rio Branco, no Memorial dos Autonomistas. O livro, que possui uma linguagem simples e direta, é um alerta para o autocuidado, a prevenção precoce e traz, ainda, orientações sobre saúde, além de depoimentos de mulheres que receberam o mesmo diagnóstico.

“Tive que estudar sobre o câncer para poder escrever esse livro. Não é somente a história da minha vida, mas as de outras mulheres que também passaram por essa experiência. É preciso que todos se conscientizem sobre as dificuldades em receber o diagnóstico precocemente, principalmente nas cidades da região Norte do país”, explica a autora destacando a importância do autoexame e dos investimentos governamentais em saúde pública.

Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Segurança Pública e Complexidade, Maria Inês exerceu como servidora pública a função de policial militar e, ainda, de professora substituta na Universidade Federal do Acre. Após a descoberta do câncer, partiu em busca das terapias combinadas em um dos mais respeitados centros de tratamento do país, o Hospital de Amor, em Barretos.

Ao contar sua história pessoal, revela aos poucos ao leitor outras dores emocionais, sem, contudo, deixar a narrativa pesada ou pesarosa. Ao contrário, a leitura flui em um fôlego só. A superação da dor por meio da fé, o acolhimento no hospital, as perdas, o apoio da família, dos amigos, de desconhecidos e de seu grande alicerce, seu filho, que a incentivou a descrever os passos dados por ela nesse caminho, sem esquecer de suas companheiras de jornada.

Outubro Rosa

A oportunidade de poder falar sobre esta doença que afeta a saúde de milhares de mulheres causando perdas, mutilações e mortes receberá a visibilidade da campanha Outubro Rosa, que todos os anos concentra atividades relacionadas à prevenção e conscientização neste mês. “É muito importante aproveitar este momento para reforçar ainda mais as informações sobre a doença e fazer com que as mulheres busquem o diagnóstico o mais cedo possível”, ressalta Maria Inês.

Serviço

O lançamento de Transformando dor em alegria – Vencendo o câncer de mama está marcado para o dia 23 de outubro, às 17h40, no Memorial dos Autonomistas.

Veja Mais