20 abril 2024

Após anunciar retorno, SEE adia pela segunda vez volta às aulas no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pela segunda vez, a Secretaria Estadual de Educação (SEE), adiou o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas do estado. Em nota, o secretário da SEE, Mauro Sérgio, informou que as aulas só devem voltar em 2021. A informação foi confirmada nessa sexta-feira (28).

“Levando em consideração às orientações do Comitê Especial de Atendimento a Covid-19 (CAECOVID) e o controle da doença no Acre, a SEE definiu que as aulas presenciais voltarão à normalidade no próximo ano, 2021”, informou.

Ainda conforme a nota, as escolas estaduais continuam com aulas no formato de Ensino à Distância (EAD). Os professores devem entrar em férias em janeiro de 2021 e na primeira quinzena de fevereiro. A secretaria não informou se a partir da segunda quinzena de fevereiro as aulas devem retornar de forma presencial.

Até a sexta-feira (27), o Acre registrou 35.756 casos de Covid-19, segundo o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O número de mortes chegou a 722.

Aulas presenciais suspensas

As aulas presenciais na rede pública estão suspensas desde o dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaula, pela televisão e também pelo material impresso adquirido nas escolas.

Inicialmente, a SEE planejava retomar com as aulas presenciais em setembro e estender o calendário até fevereiro de 2021. Para isso, a gestão divulgou enquetes para ouvir os professores, alunos, pais e responsáveis sobre o possível retorno.

No início de agosto, a secretaria decidiu adiar para o ano que vem a volta das aulas presencias no estado. Porém, no dia 6 de novembro, o governo do Acre publicou um decreto autorizando o retorno das aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino do estado a partir do dia 16 de novembro, obedecendo uma série de regras, mas acabou voltando atrás.

Após oito meses, pelo menos 16 escolas particulares na capital acreana retornaram ao ensino presencial nos dias 16 e 17 de novembro. A retomada foi opcional para as instituições e unidades de ensino e será dividida em três fases.

Mesmo com o decreto, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (Seme) decidiu que vai continuar com as aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. A pasta divulgou uma nota, destacando que o ensino remoto foi escolhido para dar continuidade ao ano letivo de 2020.

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

Veja Mais