19 abril 2024

Rio Iaco sobe mais de 5 metros em uma semana; Defesa Civil faz monitoramento

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Rio Iaco, em Sena Madureira, no interior do Acre, subiu 5,58 metros em apenas cinco dias e, mesmo que ainda esteja longe da cota de alerta, a Defesa Civil monitora o nível do manancial. No dia 24 de dezembro, o rio tinha marcado a cota de 4,5 metros e subiu mais de 5 metros quando chegou ao nível de 10,08 metros, na manhã desta terça-feira (29).

A cota de alerta do rio é de 14 metros e a de transbordo de 15,2 metros, segundo informou o subcoordenador da Defesa Civil na cidade, Carlos D’avila. Ele informou que o coordenadoria é convocada pela prefeitura quando é ultrapassada a cota de transbordo.

“Ele ainda está abaixo da cota de alerta e transbordo. Mas, do dia 24 até hoje deu uma subida rápida. Esse monitoramento faço o ano todo, agora a convocação da coordenadoria é quando passa da cota de transbordamento para traçar metas para atender a comunidade”, explicou.

Apesar dessa subida repentina, o subcoordenador afirmou que a situação ainda é tranquila e segue dentro da normalidade.

“Pelos 20 anos que trabalho monitorando esse rio, nunca vi ele inundar em dezembro, ele corre perigo entre janeiro, fevereiro e março. Em dezembro nunca vi”, afirmou.

 

G1 AC

Veja Mais