28 março 2024

Além de Google, Apple e Amazon banem aplicativo de rede social usada por trumpistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Parler, uma rede social que se apresenta como uma alternativa de “liberdade de expressão” ao Twitter e virou a favorita da base mais radical do presidente americano Donald Trump, sobretudo depois do seu afastamento pelo Twitter e pelo Facebook por incitaçao à vilolência, foi banida pela Apple e pela Amazon, depois de ser excluída pelo Google.

No sábado, o chanceler brasileiro Ernesto Araújo foi um dos entusiastas do trumpismo que convidou seus seguidores a irem para a Parler, depois que Trump foi definitivamente afastado do Twitter na noite de sexta-feira.

Nos últimos meses, a Parler se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido nos Estados Unidos. Milhões de partidários de Trump recorreram a ela à medida que o Facebook e o Twitter assinalavam cada vez mais as postagens do próprio presidente e de seus apoiadores que espalhavam desinformação e incitavam a violência.

Primeiro, a A Apple e o Google removeram o aplicativo de suas lojas de aplicativos porque disseram que ele não havia monitorado suficientemente as postagens de seus usuários, permitindo muitas que incentivam a violência e o crime. Então, no final do sábado, a Amazon disse à Parler que tiraria a empresa de seu serviço de hospedagem na web na noite deste domingo devido a repetidas violações das regras da empresa.

A mudança da Amazon significa que toda a plataforma de Parler em breve ficará offline, a menos que seja capaz de encontrar um novo serviço de hospedagem hoje.

Na sexta-feira, a Parler parecia pronta para capitalizar a raiva crescente das grandes empresas de tecnologia nos círculos da direita e era até uma escolha lógica para se tornar o próximo megafone de Trump depois que ele foi banido do Twitter. Agora seu futuro parece sombrio.

Em uma carta à Parler na noite de sábado, a Amazon disse que enviou à empresa 98 exemplos de postagens em seu site que incentivam a violência e que muitos permaneceram ativos.

“Está claro que a Parler não tem um processo eficaz para cumprir as regras da Amazon”, afirmou a empresa na carta. A Amazon “fornece tecnologia e serviços a clientes em todo o espectro político e continuamos a respeitar o direito da Parler de determinar por si mesma que conteúdo permitirá em seu site. No entanto, não podemos fornecer serviços a um cliente que é incapaz de identificar e remover com eficácia o conteúdo que incentiva ou incita a violência contra outras pessoas”.

Na sexta-feira, a Apple deu à Parler 24 horas para limpar seu aplicativo ou removê-lo da App Store. No sábado, a Apple disse à empresa que suas medidas eram inadequadas.

“Sempre apoiamos diversos pontos de vista representados na App Store, mas não há lugar em nossa plataforma para ameaças de violência e atividades ilegais”, disse a Apple em um comunicado.

O presidente-executivo da Parler, John Matze, atacou a Apple, afirmando que a fabricante do iPhone estava banindo o serviço para cercear a liberdade de expressão e instituir “políticas amplas e invasivas como Twitter e Facebook”.

“A grande tecnologia realmente quer acabar com a concorrência”, disse Matze em mensagem de texto. “E tenho muito trabalho a fazer nas próximas 24 horas para garantir que os dados de todos não sejam excluídos permanentemente da internet.”

As ações contra a Parler foram parte de uma ofensiva mais ampla das empresas de tecnologia contra o presidente Trump e alguns de seus partidários mais radicais após a invasão ao Congresso para tentar barrar a homologação da vitória de Joe Biden, no dia 6 de janeiro, a última quarta-feira.

Mas, ao contrário do Twitter e do Facebook, que tomam decisões sobre o conteúdo que aparece em seus próprios sites, Amazon, Apple e Google atingiram a própria operação de outra empresa.

A Amazon Web Services acolhe uma grande parte dos sites e aplicativos na internet, enquanto a Apple e o Google fazem os sistemas operacionais para quase todos os smartphones do mundo. Agora que as empresas deixaram claro que tomarão medidas contra sites e aplicativos que não policiam suficientemente o que seus usuários postam, isso pode ter efeitos colaterais significativos.

Veja matéria completa em O Globo

Veja Mais