16 abril 2024

Candidato do Planalto para a presidência da Câmara vem ao Acre em busca de apoio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tião Maia

Arthur Lira é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo Palácio do Planalto à presidência da Câmara em oposição a Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente Rodrigo maia (DEM-RJ) e desafeto declarado do presidente Jair Bolsonaro (Sem-Partido), chega a Rio Branco (AC) na manhã desta quinta-feira 07/01. Ele vai se reunir com o governador Gladson Cameli e lideranças do PP em busca de votos para sua condução à presidência da Câmara Federal.

Embora o PP não tenha um deputado federal no Acre, tem pelo menos seis deputados federais de partidos aliados que são eleitores em potencial de Arthur Lira. São eles: Alan Rick (DEM), Vanda Milani (Solidairedade), Flaviano Melo e Jéssica Sales (MDB) e Mara Rocha (PSDB). Dos seis, Flaviano Melo, em tese votaria no candidato Baleia Rossi, presidente nacional de seu partido, mas, no entanto, como o pretendente à presidência da Câmara vem sendo apoiado por partidos de oposição como o PT, PC do B, PSOL e outras siglas de esquerda, é possível que o mais longevo cacique da política local no exercício de mandatos, vote com o candidato do governo. Ele seguiria a orientação do senador Márcio Bittar (MDB-AC), que, embora seja do MDB, é um dos atuais senadores mais alinhados com o presidente Jair Bolsonaro.

Baleia Rossi, apoiado pelo atual presidente Rodrigo Maia, viaja pelo Nordeste

Os dois candidatos já estão em campanha aberta. Enquanto Baleia Rossi se concentra em estados do Nordeste em reuniões com governadores e suas bancadas de deputados federais, Lira veio para o Norte do Brasil. Depois de visitar o Amazonas e Roraima ele chega ao Acre. Lira e Rossi divergem quanto à forma de votação: a eleição para a presidência e outros nove cargos da mesa diretora da Câmara sempre foi feita de forma secreta, mas, nas eleições previstas para o início de fevereiro, Rodrigo Maia e outros apoiadores de Rossi, alegando a pandemia do coronavirus, querem que a eleição ocorra de forma remota, de forma virtual, enquanto os apoiadores de Lira defendem o voto tradicional, de forma secreta e presencial.

Por enquanto, os dois candidatos cantam vitória. Para ser eleito presidente já no primeiro turno, um deles tem que alcançar 267 votos. Pelas contas de analistas, por enquanto, com o apoio de nove partidos, o candidato do Planalto disporia de apenas 190 votos. Isso não quer dizer, porém, que Baleia Rossi tenha o restante dos 513 deputados. É que, pelo menos mais três deputados, que se declaram independentes, devem ser candidatos também. Os mesmos analistas afirmam ainda que, até a eleição, outros candidatos podem surgir.

Arthur Lira se reúne num almoço em Rio Branco, a partir das 11h30min. Com o governador, parlamentares e lideranças do PP. No restaurante Mata Nativa, na região na Via Verde, região do Segundo Distrito da Capital.

Veja Mais