29 março 2024

Com pistas de pouso interditadas, duas cidades do AC só devem receber doses da vacina contra a Covid-19 na quarta (20)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com as pistas de pouso em manutenção e interditadas pela Agência Nacional de Aviação (Anac), as cidades de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, no interior do Acre, só devem receber o primeiro lote de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (20). Os outros 20 municípios acreanos recebem os imunizantes ainda nesta terça (19). O primeiro município a receber a vacina foi a capital acreana, Rio Branco.

A informação foi confirmada pela gerente do Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles. Segundo gestora, o avião que vai levar as doses para essas duas cidades deve chegar nas primeiras horas de quarta.

“Os únicos municípios que não conseguirão receber a vacina hoje [terça, 19], mas por questão mesmo da aeronave, que vai sair amanhã [quarta, 20] bem cedinho, é Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Os outros 20 já estão todos em andamento, a frota está na estrada para entregar já”, afirmou a gerente.

Pistas de pouso em cidades isoladas

Depois de mais de um mês que as pistas de pouso das cidades Porto Walter e Marechal Thaumaturgo foram interditadas pela Agência Nacional de Aviação (Anac), o governo do Acre deu ordem de serviço para o início das obras no último dia 8 de janeiro. A obra está orçada em R$ 4 milhões.

Em dezembro do ano passado, a Anac determinou a suspensão de voos para as cidades devido às más condições das pistas de pouso. As cidades são isoladas com acesso apenas por barco ou avião.

Na época, a Anac destacou que problemas encontrados nas pistas ‘oferecem risco potencial às operações aéreas’. Antes de decidir pela suspensão dos voos, a agência solicitou esclarecimentos sobre a manutenção de pavimentação das pistas, e o órgão foi respondido por meio de um ofício, mas as respostas não foram satisfatórias.

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) informou que as obras devem durar três meses, contando desde quando foi dada a ordem de serviço. Além da recuperação das pistas, é feita também limpeza da vegetação ao redor das áreas de pouso e construção de cercas, seguindo o padrão Anac.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC 

Veja Mais