29 março 2024

Gladson Cameli anuncia que o Acre deve começar a vacinar a população local ainda este mês

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Tião Maia

O governador Gladson Cameli vai se ausentar do Estado a partir desta sexta-feira 08/01 e só retorna, na semana que vem, com um calendário com a data em que os acreanos começarão a ser vacinados contra o coronavirus, cuja contaminação já matou mais 820 pessoas entre os acreanos – no país, o número é superior a 200 mil mortos. “Vou viajar e só quero retornar com a data e com a vacina”, disse o governador, por telefonema, ao falar com o editor-chefe do Amazônia Agora “Quero acabar com este pesadelo o mais rápido possível”, acrescentou.

O governador confirmou dispor de mais de R$ 100 milhões em caixa para comprar inicialmente 700 mil doses de vacina, que deve ser a Coronavac, imunizante desenvolvido pela biofarmacêutica Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. O governador do Acre deve se encontrar com o governador de São Paulo, João Dória, neste final de semana, para as últimas tratativas sobre o assunto.

A vacina desenvolvida em São Paulo tem eficácia de 78%, segundo revelou o diretor do instituto Butantan,. Dimas Covas. A espera agora é apenas pela autorização emergencial da Anvisa para compra de vacina. “O Estado está pronto para comprar qualquer vacina que obedeça as normas da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Estou me antecipando e fazendo tudo que é possível para que possamos adquirir as doses. Sou muito otimista e acredito que a vacinação aqui no Acre possa começar ainda este mês”, disse o governador.

O governo do Acre já iniciou o planejamento da campanha de vacinação. Além do atual estoque, que é de 572 mil unidades pertencentes ao Estado e municípios, o governo planeja adquirir mais 1 milhão de seringas. Por meio da Rede de Frios, a capacidade de armazenamento também está sendo ampliada. Até mesmo as câmaras frigoríficas do empreendimentos Peixes da Amazônia podem ser utilizadas para a conservação das vacinas.

Veja Mais