20 abril 2024

Nenhum deputado federal do AC participou de todas as sessões da Câmara em 2020

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nenhum deputado federal do Acre participou de todas as sessões plenárias da Câmara em 2020. É o que diz um levantamento feito pelo Congresso em Foco, divulgado ontem (20) em seu portal. Segundo o site, apenas 40 parlamentares de todos os estados não perderam nenhum encontro, seja presencial ou por videoconferência.

No total, a Câmara realizou 93 dias de sessões plenárias durante o ano passado. A Casa é composta por 513 deputados federais. Em 2019, o número de presentes em todas as sessões foi bem menor, 24 deputados.

Por conta da Pandemia do novo Coronavírus, os deputados puderam participar das audiências, sessões e encontros de forma virtual. A medida foi regulamentada em março, por meio de resolução da Mesa Diretora.

A reportagem feita pelo Congresso em Foco, baseada em dados do Radar do Congresso, diz que “O ano de 2020 registrou também queda no número de deputados com quantidade expressiva de faltas. Enquanto, em 2019, 17 parlamentares tiveram menos de 70% de assiduidade, o ano passado registrou esta taxa apenas em quatro casos”.

Da região norte, apenas os deputados Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), Joaquim Passarinho (PSD/PA), Marcelo Ramos (PL/AM), Sidney Leite (PSD/AM) e Silvia Cristina (PDT/RO) estiveram presentes em todas as sessões.

Do Acre, vale lembrar que Léo de Britto (PT) assumiu o mandato ainda durante a pandemia após Manuel Marcos (PRB) receber decisão de cassação de mandato emitida pelo TSE, por isso, os dados em relação ao Estado, ou seja, a unanimidade entre os oito deputados devem ser levados em consideração.

Por Wanglézio Braga

Veja Mais