28 março 2024

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores do auxílio emergencial em Cruzeiro do Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 15,  a Operação Ófelos contra supostos fraudadores do auxílio emergencial do governo federal no estado do Acre. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão  na cidade de Cruzeiro, no interior do estado. Durante a ação, a PF conseguiu ainda, recuperar uma moto roubada que estava na casa de um dos suspeitos.

Segundo a PF, “O objetivo é desarticular ações que causam graves malefícios ao programa assistencial e, por consequência, atingem à toda a parcela da população que necessita dos valores”. A PF informou ainda que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise. O órgão, por isso, orienta que seja feita a devolução dos valores, sob pena de o solicitante virar objeto de investigação criminal.

De acordo com a polícia, “as medidas são parte da Estratégia Integrada de Atuação Contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a Caixa, a Receita Federal (RF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo é identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas”.

Ainda conforme a polícia federal, as tentativas de cadastramento irregulares para recebimento do benefício são processadas dentro de ferramentas criadas pela Polícia Federal para identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes estruturadas.

Por Marcelina Freire

Veja Mais