19 abril 2024

Frente fria chega ao Acre nesta quinta e rios devem subir com fortes chuvas, diz Friale

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A previsão do tempo para os últimos dias da semana são boas por um lado, para quem gosta de frio, mas, por outro lado, ameaça grande parte dos rios acreanos.

O pesquisador Davi Friale disse que a partir desta quinta-feira (4) uma frente fria de fraca intensidade chega ao Acre.

Com ela, a incursão de muita umidade do oceano Atlântico, provocará chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de temporais, com raios e ventanias, ocasionando o transbordamento de córregos e igarapés.

“As chuvas mais intensas, no Acre e nas áreas próximas, ocorrerão na sexta-feira, desde as primeiras horas, e no sábado, podendo continuar no domingo. Assim, alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra”, disse.

Friale destacou ainda que os níveis dos rios Acre, Iaco, Purus, Envira, Tarauacá e Juruá começarão a aumentar bastante a partir desta quinta.

“Em algumas áreas, até o próximo domingo, poderá chover acima de 150mm em qualquer município do Acre”, continuou.

Sobre a temperatura em todo o Estado, frisou: “a maior temperatura, na sexta-feira e no sábado, deverá ficar abaixo de 25ºC, devido à leve penetração de ar polar e às chuvas intensas. À noite, no entanto, não ocorrerá diminuição significativa da temperatura, com mínimas, ao amanhecer, entre 19 e 22ºC”.

 

Contilnet

Veja Mais