20 abril 2024

Garoto de seis anos com câncer no olho precisa urgente de cirurgia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O pequeno Gabriel Sales da Silva, de apenas 6 anos, apesar da pouca idade, tem lutado diariamente para sobreviver e enxergar o futuro que terá pela frente. Vítima de um “rabdomiossarcoma”, um tipo severo de câncer que se desenvolve na região ocular, o garoto precisa urgente de uma cirurgia para retirada do tumor, que é maligno.

Rosemildo Costa da Silva, de 40 anos, é o pai do menino. Auxiliar de serviços gerais, o trabalhador diz que sozinho não tem condições de custear a cirurgia do filho da rede particular de saúde, e conta que apesar do tratamento, o câncer avançou após uma melhora com radio e quimioterapia.

“São quatro anos nessa luta. No início, a médica fazia quimioterapia e radioterapia para o tumor diminuir. Reduziu e ficou do tamanho de um grão de arroz. Agora na pandemia que rapidamente aumentou muito e ficou mais agressivo. A médica nesse tempo queria fazer a cirurgia para resolver”, conta o pai.

Segundo Rosemildo, a esperança na cura do filho não diminui, e agora a família está na expectativa de conseguir a tão esperada cirurgia. “Eu tenho fé em Deus, em nome de Jesus, que nós vamos conseguir fazer essa cirurgia. O governador me ligou hoje e disse que estava muito comovido e também ia tentar ajudar nisso”, completa.

O câncer detectado em Gabriel tem tratamento, e em até 70% dos casos tratados os enfermos conseguem viver por cinco ou mais. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde. O tratamento atualmente feito por Gabriel ocorre sob a supervisão dos profissionais do Hospital do Câncer do Acre.

 

Veja Mais