20 abril 2024

Brecha no Whatsapp poderá revelar com quem você conversa; Entenda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Algumas empresas estão usando uma brecha de funcionamento do aplicativo Whatsapp para oferecer serviços de monitoramento, como descobrir com quem você conversa através do aplicativo. O WhatsApp exibe o status “online” de todas as contas do aplicativo sem nenhuma restrição, mesmo para contatos fora da sua agenda. Com essa informação, empresas utilizam esse recurso para monitorar a atividade do usuário no aplicativo.

Empresas que oferecem esses serviços não tiveram os nome divulgados, mas explicaram através de capturas de tela como o serviço funciona. Sabendo quando a pessoa esteve online no WhatsApp, o serviço monitoramento anuncia até mesmo poder desvendar traições.

Para o monitoramento é preciso que os números de telefones sejam cadastrados para o rastreamento. O serviço começa a marcar os horários em que o usuário esteve online no WhatsApp ao cruzar os dados dos dois números diferentes. Se um usuário desconfiado colocar o número de seu cônjuge e da outra pessoa na plataforma, o serviço indica quando as duas contas estiveram online simultaneamente, indicando a probabilidade de uma conversa entre dois contatos.

O WhatsApp ainda não comentou o assunto, mas existem formas simples da rede social contornar o inconveniente. Uma delas seria fornecer ao usuário a opção de desabilitar o status online ou então tornar a informação exclusiva para quem está adicionado como um contato.

Veja Mais