20 abril 2024

Lobby de Bolsonaro por “tratamento precoce” rendeu milhões de reais a empresários e médicos aliados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O esquema para ganhar dinheiro com a venda de drogas e tratamentos ineficazes contra a covid está aos poucos sendo desvendado.

No topo da cadeia, o presidente Jair Bolsonaro, que promoveu publicamente a cloroquina e a hidroxicloroquina dezenas de vezes.

De acordo com o diário direitista carioca O Globo, Bolsonaro fez lobby especificamente pelos empresários Renato Spallicci e Carlos Sanchez, donos das empresas farmacêuticas Apsen e EMS.

O lobby foi feito numa ligação para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em abril de 2020.

Spallicci é abertamente bolsonarista. Nas redes sociais, anunciou seu voto e fez ataques ao PT.

O Globo reproduziu a fala de Bolsonaro na conversa com o primeiro-ministro da Índia (reprodução parcial abaixo).

Um mês antes da ligação, em março, a farmacêutica Pfizer tinha feito o primeiro contato com o governo brasileiro, que só resultou na compra de vacinas quase um ano depois.

Para promover o pseudo tratamento, a Secretaria de Comunicação do governo torrou R$ 19.370.015,27 até outubro de 2020, mas apenas R$ 1,2 milhão para promover a vacinação, de acordo com documento oficial revelado pelo UOL.

Fuja do SUS? Procure um médico seu (particular)? Pague pelo seu tratamento?
Se é isso, montaram um baita esquema de captação de clientes.
Pode?
Só faltantes gente dos conselhos metida nisso! pic.twitter.com/S11eFnoQId

— ROCHA ADVOGADO (@rocha_lcr) June 10, 2021
Aliados do presidente Bolsonaro, como a oncologista Nise Yamaguchi, atuaram na ponta da dispensação da cloroquina e outras drogas ineficazes contra a covid, garantindo clientes para dezenas de médicos que se dispuseram a fazer as receitas.

No vídeo acima, a própria Nise deixa claro como ainda hoje funciona o esquema.

Para aumentar a saída das drogas do chamado “tratamento precoce”, o governo pretendia usar o aplicativo TrateCOV.

Lançado em Manaus, o aplicativo tinha como meta promover a prescrição da cloroquina e outros remédios por médicos do sistema público de Saúde.

No conjunto, o esquema patrocinado por Jair Bolsonaro rendeu milhões de reais em venda de fármacos e consultas médicas.

Um levantamento publicado em abril pela Agência Pública registrou a venda de 52 milhões de comprimidos do kit covid desde o início da pandemia.

Farmacêuticas, drogarias e médicos lucraram e a população ficou com a falsa sensação de segurança que pode ter contribuído para disseminar ainda mais o vírus.

A clara opção do governo brasileiro por tratamentos ineficazes levou o país a atingir 479.515 mortos pela covid neste 10 de junho.

Luciano Hang conhecia o TrateCov antes do lançamento.

No dia 09/01, empresário descreveu o sistema de “pontos” da plataforma, desconhecida até então. Duas médicas o informam que o @minsaude adotou a abordagem.

Dois dias depois, sistema foi lançado em Manaus.

 

Veja Mais