28 março 2024

Crise no Iapen: chefes de equipe do presídio feminino entregam cargos de confiança

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As chefes das equipes do maior presídio do Acre (FOC) comunicaram há pouco que “a partir desta data não farão mais parte do quadro de servidores em função de confiança desta Unidade Prisional Feminina”.

“Estamos entregando os cargos de chefia de equipe”, diz o comunicado.

A decisão foi na manhã desta segunda-feira. Diretores dos presídios em Sena Madureira, Rio Branco, Tarauacá e de outras cidades devem entregar seus cargos também. Eles alegam que o diretor do Iapen, Arlenilson Cunha, não os representam mais.

A categoria dos policiais penais e o governo divergem sobre reivindicações trabalhistas. Em protesto, eles abandonaram o banco de horas, reduzindo o efetivo que dá plantões na cadeia pública.

Na último sábado, os policiais penais foram alvo de uma decisão judicial para desbloquear a estrada que dá acesso à FOC. Também foram impedidos, por ordem judicial, de ocupar as imediações do presídio, no momento em que a Polícia Militar tomava posse das guaridas externas para garantir a visita aos presos.

“Sobre o nosso movimento vale ressaltar que em nenhum momento as policiais penais estão procurando atrapalhar o bom andamento dos serviços nas unidades prisionais. Estamos somente buscando trabalhar dentro das normas legais que o serviço policial exige”, diz a nota.

Veja Mais