20 abril 2024

Biden e Putin alertam sobre quebra de laços se não resolverem tensão na Ucrânia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertaram um ao outro nesta quinta-feira (30) que uma escalada nas tensões sobre a Ucrânia pode levar ao rompimento nas relações entre os dois países, disseram autoridades russas e norte-americanas.

Apesar disso, os dois líderes pareciam dispostos a encontrar uma solução diplomática, durante uma segunda conversa por telefone neste mês.

O presidente americano disse que está “profundamente preocupado” com a presença de militares russos na fronteira com a Ucrânia e que “responderá firmemente” a qualquer invasão ao país do leste europeu, segundo um alto funcionário da Casa Branca.

Putin afirmou a Biden que quaisquer sanções poderiam romper os laços entre a Rússia e os EUA e seriam um grande erro, informou o Kremlin.

Mas o assessor do governo russo, Yuri Ushakov, disse que Putin ficou satisfeito com a conversa que, segundo ele, foi centrada nas garantias de segurança que Moscou quer do Ocidente, destacou a agência de notícias Reuters.

A ligação, solicitada por Putin, durou 50 minutos, segundo autoridades dos EUA.

À medida que se aproximam  as negociações russo-americanas de 10 de janeiro, em Genebra, a Rússia repete reiteradamente que sua prioridade é negociar dois tratados que redefinam o equilíbrio e a segurança na Europa.

Para o Kremlin, a segurança da Rússia passa por proibir que a presença da Organização do Tratado do Atlântico Norte se amplie na região em que Moscou considera sua zona de influência.

Veja Mais