18 abril 2024

Jovem que aparece em chão de hospital com falta de ar morre no interior do AC e Saúde investiga o caso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um jovem de 17 anos morreu na última terça-feira (28) após dar entrada no Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá, com sintomas fortes de gripe. Imagens do jovem agonizando no chão do hospital enquanto esperava por atendimento circularam nas redes sociais.

o secretário de Saúde da cidade, Aderlandio França, informou que a Vigilância Epidemiológica do município investiga as causas da mortes. Não foi informado em quantos dias deve sair o resultado desses exames.

O diretor da unidade Francisco Assis Sampaio afirmou que o rapaz foi submetido ao teste de Covid-19, que descartou infecção pelo novo coronavírus.

“Paciente chegou em um estado muito complicado no sistema pulmonar, edema gravíssimo. Demorou demais para buscar socorro. Foi atendido dentro do padrão, sua ficha está as 8h05 [deu entrada], foi classificado às 8h15 e atendido pela médica às 9h30”, afirmou Sampaio.

Em nota, a direção da unidade informou que ele apresentava sintomas de gripe e tinha histórico ativo de tabagismo. Ele recebeu atendimento médico, passou por vários exames, entre eles um raio-X do tórax, e foi medicado e levado para o setor de observação da unidade, onde ficou em um leito fazendo uso de oxigênio.

“Por volta das 14h10, prestes a ser encaminhado ao setor de internação, o paciente apresentou piora do quadro clínico e foi levado ao atendimento de urgência, necessitando de intubação. Infelizmente, o paciente foi a óbito em virtude de insuficiência respiratória aguda, edema agudo de pulmão e broncopneumonia”, informou a direção na nota.

Casos de gripe em Taraucá

A procura por unidades de saúde do município de Taraucá, no interior do Acre, dobrou na última semana de pessoas com febre, dor no corpo, diarreia, vômito e gripe. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, a preocupação é que falte medicações para esses casos, uma vez que o estoque está no limite.

Outro problema é que os profissionais de saúde também estão sendo acometidos pelos sintomas fortes de gripe. De acordo com o secretário Alderlandio França, cerca de 15 servidores, entre enfermeiros e técnicos, estão afastados do trabalho.

Ao todo, a cidade tem nove unidades básicas de saúde, sendo que somente em sete delas têm profissional médico para atender a população. Nas demais unidades, o atendimento é feito pela equipe de enfermagem.

Veja Mais