19 abril 2024

Fenda de 100 metros na BR 364 ameaça fechar acesso a Cruzeiro do Sul; veja

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma enorme rachadura circular, atravessando a pista da BR-364, em um trecho recuperado na primeira quinzena deste mês pela empresa M.S.M. Indústria LTDA, próximo à ponte do Rio Purus, no município de Manoel Urbano, aponta para o possível surgimento de uma cratera e eventual interrupção do tráfego para o vale do Juruá a qualquer momento.

A fenda tem profundidade incalculável a olho num e espessura de 7 centímetros em um raio de abrangência de aproximadamente 100 metros sobre uma região proveniente de aterro geográfico.

A construtora não é apontada como culpada pelo problema.

Uma equipe do ACjornal esteve no local na última sexta-feira e constatou que, naquela ocasião, já existia um desnível de aproximadamente 5 centímetros, na faixa compreendida como núcleo da rachadura, em relação ao nível normal do restante da pista.

Com as chuvas sequenciais nos últimos dias, a tendência nesta segunda-feira, é que o desnível do trecho defeituoso já esteja bem maior.

Hoje pela manhã, o engenheiro civil Carlos Moraes, superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte Terrestre (DNITT/ACRE), informou que o órgão vem monitorando o fenômeno e já esperava essa situação.

Segundo ele, foram colocadas toneladas de pedras no local para recuperação de um trecho de erosão e é natural que o material usado no aterro se mova à procura de fixação e abra rachaduras a serem corrigidas posteriormente, tão logo o subsolo dê sinal de estabilidade na compactação.

Enquanto isso, caminhões, ônibus e outros veículos pesados são orientados por meio de sinalização paralela, no local, a desviarem o raio central do diâmetro da rachadura.

Veja Mais