28 março 2024

Marina Silva vira causa de disputa entre Lula e Ciro Gomes na corrida presidencial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A acreana Marina Silva, ex-senadora, ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à presidência da República nas três últimas eleições, é, politicamente falando, o sonho de consumo e objeto de disputa entre dois presidenciáveis – Lula, do PT, e Ciro Gomes, do PDT. A informação é do jornal “O Estado de São Paulo” e foi confirmada pela revista “Carta Capital”, de Brasília.

Nas duas reportagens consta que o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes estariam, nos bastidores, disputando o apoio de Marina Silva, que é filiada à Rede Sustentabilidade, para as eleições de outubro. De acordo com a matéria, o pedetista teria convidado a ex-ministra para ser candidata a vice em sua chapa. O convite, no entanto, não foi confirmado por lideranças do PDT. No evento de lançamento de campanha na última sexta-feira (21), o próprio Ciro Gomes disse que ainda é cedo para definir quem estará a seu lado na chapa, mas, em outras publicações, ele não esconde o desejo de ter Marina como sua companheira.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, em entrevista ao jornal paulista, disse que a discussão existe, mas estaria travada por uma ‘divisãozinha na Rede’, partido do qual Marina faz parte. A ‘divisãozinha’ pode ser justamente a intenção de parte do partido de apoiar Lula nas eleições. Na sexta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) esteve com o petista. De acordo com o jornal, é ele quem costura a reaproximação entre os políticos. Após o encontro com o ex-presidente, o parlamentar publicou que pretende ‘unir forças’ para salvar o Brasil.

“Os tempos sombrios que estamos vivendo precisam ser superados. E, para isso, temos que unir forças em favor do povo brasileiro”, escreveu , escreveu Randolfe nas redes sociais.

Marina, por sua vez, tem divergências com os dois candidatos. Com Lula, ela rompeu em 2009 após ocupar o cargo de ministra do Meio Ambiente. Antes, chegou a ser cotada para sucessão do petista, mas, após o rompimento dos petistas, a escolhida foi Dilma Rousseff. Na campanha de Dilma, Marina foi duramente atacada por se aproximar de Aécio Neves (PSDB).

E é justamente a campanha de ataque a ela em 2014 que respinga na sua relação com Ciro Gomes. Afinal, o marqueteiro responsável pela peça é João Santana, atual responsável pela campanha de Ciro.

Recentemente, Marina se mostrou favorável a uma terceira via. Em entrevista recente, chamou Lula de atraso e Bolsonaro de desastre. Também não tem simpatia por Sérgio Moro. Na mesma entrevista, não se mostrou entusiasmada com uma nova candidatura própria. Na bolsa de apostas da política, continua em alta as especulações de que Marina Silva poderia transferir seu domicílio eleitoral de Rio Branco, no Acre, para Santos, em São Paulo, onde vive atualmente com o marido Fábio Vaz de Lima e os filhos.

 

 

Veja Mais