19 abril 2024

‘Me vacino por mim e por minha mãe que não teve a chance’, diz menina de 8 ao ser imunizada no DF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de 8 anos de idade começou nesta quarta-feira (19), no Distrito Federal. Na Unidade Básica de Saúde 1, na região do Guará, Helena Rocha Vieira chamava a atenção por carregar um cartaz onde estava escrito “Eu me vacino! Por mim e por minha mãe, que não teve a chance de se vacinar”

Aos 8 anos, Helena perdeu a mãe em outubro passado. Mayara Rocha tinha 33 anos e ficou internada no hospital por 77 dias.

“Pra mim é uma honra poder fazer essa homenagem pra minha mãe. Eu me vacinei hoje, e que todos se vacinem, porque essa vacina é muito importante pra preservar vidas”, diz Helena.

Segundo Ailton Fonseca, avô da menina e pai de Mayara, a ideia do cartaz uma maneira de prestar uma homenagem e, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas a se vacinarem.

“Minha filha não teve essa sorte de receber a vacina. Ela pegou Covid, 5 dias antes da vacinação para a idade dela ser liberada. Essa doença não é brincadeira, e a vacina pode salvar vidas”, diz o avô de Helena.

Na UBS 5, de Taguatinga, teve criança animada para se vacinar. Os irmãos Luiz Pedro e Bruno Aguiar, de 11 e 9 anos, foram vestidos de Homem-Aranha (veja vídeo abaixo).

“Super herói tem que se vacinar pra poder intimidar, né?! Todo mundo tem que se vacinar pra mais nada disso acontecer. Essa doença precisa de todo mundo unido pra poder fazer a diferença”, diz Luiz.

Vacinação infantil no DF

Desde o último domingo (16), quando começou a vacinação infantil no DF, 7.149 crianças já tomaram a primeira dose, segundo a Secretaria de Saúde. Esse total representa 2,6% das crianças com idade para ser imunizadas.

A capital federal recebeu dois lotes da vacina Pfizer pediátrica, somando 32.600 vacinas para aplicação exclusiva nas crianças. Até março, a expectativa é que mais 250 mil vacinas cheguem ao DF para aplicação em todas as crianças de 5 a 11 anos.

A vacina está disponível para as crianças de 8 anos ou mais, e de 5 a 11 anos com deficiências permanentes ou doenças crônicas.

Para ser imunizada, é importante que os pais ou responsáveis levem a certidão de nascimento ou a carteira de identidade da criança, com CPF, além da caderneta de vacinação. Não é preciso agendar.

 

 

Veja Mais