20 abril 2024

MPAC ajuíza ação para que Estado volte a exigir uso de máscaras na Expoacre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após o governo do Acre voltar atrás e retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em eventos com mais de 300 pessoas, incluindo, assim, a Expoacre, o Ministério Público do Acre (MPAC) ajuizou uma ação, com pedido de liminar, para que o Estado volte a exigir o uso de máscaras, como medida de prevenção à proliferação da covid-19.

No entendimento do MPAC, a alteração do decreto que dispõe sobre as medidas foi feita sem qualquer fundamento técnico e sem consulta prévia ao Comitê Covid.

A ação foi ajuizada ainda na sexta-feira, 29. Conforme decisão assinada pelo juiz plantonista Marcelo Carvalho, o governo do Acre tem o prazo de 24h para se manifestar.

Se acatada, a medida deve passar a vigorar já a partir de hoje, considerando que os portões do Parque de Exposições serão abertos ao público às 18h.

Pandemia no Estado
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), até o momento, 2018 pessoas morreram por complicações da covid-19 no Estado, desde o início da pandemia.

Até o momento, 348.901 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.706 casos foram descartados e 14 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

Pelo 126.102 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que quatro seguiam internadas até o último boletim emitido pela Sesacre.

 

Veja Mais