23 abril 2024

“A construção dessa estrada é um sonho e vai nos tirar do isolamento”, diz prefeito de Santa Rosa do Puru

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os moradores da cidade de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, vem enfrentando, historicamente, inúmeras dificuldades para acessar outros municípios. Desde que foi fundada, em 1992, apenas duas opções são ofertadas à população para a entrada e saída de Santa Rosa: O transporte em embarcações e o transporte em aeronaves.

A população vem padecendo diante da situação. Em caso de doença, segundo os moradores, o frete de um avião para transportar o paciente custa em torno de 20 mil reais, valor este que destoa da realidade dos munícipes.

Essa dura realidade, porém, caminha para ser amortizada. O Governo do Estado, por intermédio do Deracre, já iniciou os estudos para a construção de uma estrada ligando Santa Rosa do Purus a Manoel Urbano, no ramal do Juazeiro.

Nesta semana, o prefeito de Santa Rosa, Tamir Sá, falou pela primeira vez com a imprensa acerca do benefício. Segundo ele, a população aguarda com bastante entusiasmo a concretização desse sonho. “De fato, a situação aqui é muito difícil. Uma passagem de avião (ida e volta) para Rio Branco custa mais de um salário mínimo. E outra coisa, não é todo dia que tem avião disponível. Se adoecer alguém gravemente, um frete de avião custa mais de 20 mil reais. A construção dessa estrada é um sonho de todos nós e vai representar o fim do isolamento”, confirmou.
Segundo ele, essa parceria com o Governo do Estado é imprescindível. “Com certeza, o apoio do Governo do Acre é muito significativo. Por enquanto, ainda está fase burocrática.

Quando as licenças estiverem prontas vamos começar os trabalhos”, acrescentou.

De acordo com informações, até o presente momento já foram feitos 60 quilômetros de pique dentro da floresta.

Trata-se de uma espécie de indicativo por onde a estrada vai passar. Uma vez aberta, a estrada sairá na altura do km 48 sentido Manoel Urbano a Feijó. “Outro ponto que vai impactar é na nossa economia. Hoje, consumimos produtos muito caros”, enfatizou o prefeito.

Nessa primeira etapa, está sendo realizado o levantamento de informações para liberação da licença ambiental e identificação arqueológica da região.

Veja Mais