23 abril 2024

Agosto registra mais acumulado de chuva maior que julho com 5,8 mm

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar do período de seca registrado em todo estado, o mês de agosto já registrou um volume de chuva superior em relação a julho, que não chegou nem a 5% do percentual esperado em 30 dias, na capital acreana Rio Branco.

No mês passado, foi registrado um acumulado de 1,4 milímetro de chuva, enquanto nos primeiros sete dias de agosto foram 5,8 milímetros. O esperado para todo o mês de agosto é 46,2 mm.

A chuva que ocorreu na quarta (3) fez o nível do Rio Acre subir 11 centímetros entre a quarta e a quinta, mas ele voltou a baixar de forma gradativa e chegou à cota de 1,70 metro neste domingo (7).

O coordenador da Defesa Civil municipal de Rio Branco, tenente-coronel Claudio Falcão, disse que a chuva foi um alívio, principalmente por não ter sido acompanhada por temporal que costuma causar transtornos.

“Em julho, choveu menos de 5% do que era esperado, e agora, já temos 5,8 milímetros de chuvas. Normalmente em agosto chove o que é esperado, porém não resolve nada. Para nós foi uma surpresa chover de maneira tranquila e amena e que não trouxe transtornos”, disse.

Única ocorrência registrada devido a chuva foi no Parque de Exposições Wildy Viana onde ocorre a Expoacre 2022 e alguns expositores que estão trabalhando no local tiveram prejuízos e perderam mercadoria devido a um problema nas calhas das tendas montadas para eles.

Falcão pontua ainda que quando ocorre uma chuva como as da semana passada, o ponto positivo é que reduz em um período de 48 horas até 72h o risco de queimadas na região. “E também melhora um pouquinho a qualidade do ar, que depois da chuva a gente mediu 12 µg/m³, e a gente fica dentro da margem tolerável que é 15 µg/m³”, conclui.

Veja Mais