23 abril 2024

Rio Acre está a 22 centímetros da seca histórica na capital nesta segunda (29)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A capital Rio Branco continua sem chuvas significativas que ajudem a aumentar o nível do Rio Acre. Com isso, o manancial continua baixando e nesta segunda-feira (29) chegou a 1,52 metro – a 22 centímetros da menor cota já registrada na capital acreana, 1,30 metro.

O nível do rio chegou a 1,30 metro, menor marcação registrada desde 1971 – ano em que o manancial começou a ser monitorado – no dia 17 de setembro de 2016. A marca mais próxima dessa cota foi registrada há um ano, quando o rio chegou a 1,33 metro.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre nesta segunda, o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel-tenente Cláudio Falcão, disse que nos últimos dias, o nível do rio tem baixado até 6 centímetros. Ele falou ainda que a previsão é que manancial fiquei abaixo de 1,50 metro.

“Avaliamos toda bacia do Rio Acre, em nosso monitoramento verificamos que houve uma certa instabilidade em alguns municípios dada a chuva que aconteceu no final de semana. Mesmo assim, não é perspectiva de melhora, provavelmente, nos próximos dias vamos baixar de 1,50 metro”, destacou.

O coordenador explicou também a quantidade de água que tem no Rio Acre na capital não é fruto de chuvas que caíram na cidade. A expectativa é de que a seca se estenda até o início de outubro.

“Por isso temos um cenário de seca, de dificuldades que a Defesa Civil atua em socorro às comunidades em uma operação de guerra mesmo para diminuir os impactos”, concluiu.

Frente fria e tempo seco
Fortes rajadas de ventos atingiram Rio Branco na tarde desse domingo (28). Segundo o meteorologista Alejandro Fonseca, da Universidade Federal do Acre (Ufac), os ventos chegaram a 60 km/h. A mudança rápida do tempo se dá devido a chegada de mais uma frente fria no estado acreano.

Como o tempo estava seco e há alguns dias não chovia, o vento levantou bastante poeira, fuligem e dispersou a fumaça que tem encoberto Rio Branco nos últimos dias. A Defesa Civil monitora possíveis ocorrências em relação à ventania.

“Se sentiu esses fortes ventos em vários lugares. Essa rajada de vento está associada a uma frente fria que pode interferir nas temperaturas aqui no estado”, explica Fonseca.

E essa massa de ar frio também deve derrubar as temperaturas no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia e sul do Acre, além da Região Sudeste até a terça-feira (30).

 

Veja Mais