28 março 2024

Com muita música e diversão, Parada do Orgulho LGBTQIA+ colore as ruas de Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alegria, diversão e brilho. Esses são ingredientes essenciais e que não faltam quando se fala em Parada do Orgulho LGBTQIA+. O público coloriu as ruas da capital acreana neste domingo (25) na 15ª edição do evento, que não era realizado há dois anos devido à pandemia de Covid-19.

A 15ª Parada do Orgulho LGBT mexeu com o trânsito para garantir a segurança do evento. Os participantes se concentraram na Praça Skate Parque, às 15h, na Avenida Ceará, e saíram em caminhada pelo Parque da Maternidade até a Concha Acústica, no Centro, onde ocorreu os shows da DJ carioca Fernanda Machado e de Sandra Melo e Banda. O evento finaliza às 22 horas.

A Parada encerra a Semana Acreana da Diversidade, que começou na última terça-feira (20), com o tema “Políticas Públicas pela Cidadania LGBT”. O evento é promovido pela Associação de Homossexuais do Acre (AHAC). Para evitar abusos, excessos ou qualquer tipo de violência, a organização fez uma lista do que pode e não pode durante o evento.

Germano Marino, secretário Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), diz que não é possível precisar uma quantidade de público, pois, como a parada não é realizada há dois anos, eles não conseguem ter uma dimensão, mas afirmou que era esperada uma grande quantidade de pessoas.

“A parada encerra A Semana Acreana da Diversidade. Depois de 2 anos sem realizar as paradas do Orgulho LGBT do Acre, a gente não tem condições condições de levantar uma estimativa de público que está participando. Após esses dois anos, a gente parece que está fazendo o evento pela primeira vez, pois, é um novo formato, novos processos depois da pandemia.”

Antonela Machado de Albuquerque é presidente da Associação de Travestis do Acre e disse que a parada é uma oportunidade de luta contra o preconceito e de viabilizar mais políticas públicas para a população LGBTQIA+.

“A nossa felicidade está muito grande, foram dois anos sem o evento e a gente está aqui lutando por políticas públicas para a população LGBTQIA+. Queremos mostrar que estamos aqui na sociedade, a população LGBTQIA+ ainda tem muita luta pela frente, temos muitas conquistas pela frente.”

O evento contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Samu, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), Fundação Elias Mansour (FEM), Fundação Garibaldi Brasil (FGB) com realização da Ahac.

A RBTrans montou uma esquema de segurança com agentes de trânsito para ajudar motoristas e participantes do desfile.

À medida em que o grupo avança em direção ao Centro, os agentes interditam as vias.

Antonela falou ainda sobre as oportunidade de emprego e atendimentos específicos na área da saúde.

“Nós somos invisibilizadas na parte de empregabilidade, na parte do atendimento na saúde, já há alguns avanços, mas estamos lutando por mais, temos que lutar contra a transfobia, a LGBTfobia. Mas, hoje é uma felicidade ver esse povo colorido, gente feliz, eu participo há 15 anos, desde à primeira parada, e hoje a gente está aqui fazendo o mesmo percurso. É muito difícil conseguir recurso para esse tipo de evento, a gente está conquistando o nosso espaço e a gente tem direito de ser respeitado como cidadãos que somos”, afirmou.

Programação
A programação da Semana Acreana da Diversidade deste ano teve discussões sobre políticas públicas de saúde, segurança, educação, cultura, esporte e renda para a melhoria das condições de vida da população LGBT, apresentação de stand up comedy da artista Suzy Brasil, roda de conversa e workshop.

Domingo (25)

15h – Concentração da 15ª Parada do Orgulho LGBT do Acre, na Praça Skate Parque e caminhada pelo Parque da Maternidade, até a Concha Acústica.
19h – Encerramento com Show de Sandra Mello e banda, DJ Nanda Machado (RJ), na Concha Acústica Acreana.

Veja Mais