25 abril 2024

Desembargador Laudivon Nogueira toma posse como membro efetivo do TRE/AC

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O desembargador Laudivon Nogueira tomou posse como membro efeito, vice-presidente e corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre nesta sexta-feira (16), em sessão solene no Plenário do TRE-AC. Ele assumiu a função deixada pelo desembargador Luís Camolez (cujo biênio encerrou em 15 de setembro).

O evento contou com a participação de diversas autoridades entre desembargadores, juízes, procuradores de Justiça, promotores, defensores públicos, advogados, servidores e familiares do empossado.

Em seu pronunciamento, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, salientou a satisfação de presenciar mais uma etapa da jornada profissional do desembargador.

“Homem honrado, dedicado em tudo o que se propõe a fazer e que tem uma trajetória profissional singular e marcada pelo equilíbrio, competência, sabedoria na tomada de grandes decisões em prol de toda a nossa sociedade e do Judiciário do Estado do Acre”, salientou.

Ela lembrou da trajetória do desembargador Laudivon Nogueira no Poder Judiciário acreano e em outras instituições e destacou que ele é um entusiasta na área da tecnologia.

“Obrigada por seu apoio em nossa gestão do TJAC. Quero realçar que esse regional está ganhando um profissional competente, experiente e que certamente irá contribuir de forma distinta ao aperfeiçoamento dos trabalhos afetos desse ramo especializado da nossa justiça brasileira”, disse.

Laudivon Nogueira foi eleito, por unanimidade, em sessão do Tribunal de Justiça, realizada em agosto passado, como membro titular da classe de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

Ao dar as boas-vindas ao empossado, a juíza Maha Manasfi citou que o desembargador está alerta aos acontecimentos desta época, intérprete na procura da compreensão da lei na plenitude de seus fins sociais, sempre se pautando pela sensatez, pela serenidade e pelo equilíbrio.

“Acrescento que o espírito naturalmente colaborativo do Desembargador Laudivon representa grande ganho para esta Justiça Especializada, de modo que, irmanados na defesa do sistema eleitoral, esta Corte deve concretizar sua missão de preservar o exercício da democracia, a legitimidade dos mandatos e resultados das eleições e, por fim, a credibilidade de todo o processo eleitoral”, pontuou a Juíza-Membro da Corte Eleitoral, Maha Manasfi.

Em sua fala, o desembargador Laudivon agradeceu a recepção calorosa. “Muito obrigado pela confiança e reforço que estou entusiasmado e disposto a continuar o trabalho realizado por meus antecessores para fortalecer ainda mais o processo eleitoral e a cidadania”, afirmou.

O presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, destacou que se encerrou o biênio do desembargador Luís Camolez e inicia-se a atuação do desembargador Laudivon Nogueira.

“Isso demonstra a continuidade dos trabalhos dessa Justiça Especializada que, sem interrupção, tal qual ocorre com seus prazos nesse período, não se furta de exercer seu mister, como todos os que dela fazem parte a fim de que as eleições transcorram com paz, transparência e tranquilidade. Seja muito bem-vindo, desembargador Laudivon!”, afirmou o presidente do TRE-AC.

Currículo

Laudivon Nogueira nasceu em Rio Branco, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre e Especialista em Direito Constitucional pela mesma instituição. Foi aprovado para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Poder Judiciário Estado do Acre, em 1995. Foi Presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), nos anos de 2007-2009.

O desembargador é especialista em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco; em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas.

Também é mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal. Foi Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, no Biênio 2019-2021.

Atualmente, no Biênio 2021-2023, ocupa o cargo de presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

Veja Mais