19 abril 2024

Em Sena Madureira, Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema continua sendo alvo de caçadores clandestinos, alerta polícia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, localizada no município de Sena Madureira, fronteira do Acre com o Amazonas, continua sendo alvo de caçadores clandestinos de animais silvestres.

A Unidade de Conservação é categorizada como reserva extrativista e criada por Decreto Presidencial em 19 de setembro de 2002, numa área de 750.794 hectares. Com população estimada em mais de 1.300 famílias, a reserva é fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no combate permanente aos invasores, em sua grade maioria caçadores de animais silvestres que saem da cidade e invadem a área rural.

Um desses caçadores foi preso em flagrante na tarde da última quinta-feira (15), por homens do Pelotão Ambiental da Polícia Militar sediado em Sena Madureira. O tenente PM Raderson, comandante do pelotão ambiental de Sena, anunciou a prisão em flagrante de um homem que não teve o nome revelado transportando mais de 30 quilos de carne de anta e cinco jabutis ainda vivos, além de armas e munições.

Todo o material foi apreendido e o homem conduzido à sede da Superintendência da Polícia Federal em Rio Branco, já que Reserva é uma área sob jurisdição federal.

“O argumento dos caçadores como o que prendemos nas últimas horas é de que a caça é para subsistência. Mas se olharmos a quantidade de tudo o que foi apreendido e a localização e residência do acusado, na área urbana, fica claro que o abate dos animais se destinava ao comércio”, disse o tenente.

“A fiscalização vai continuar e contamos com os moradores locais para que façam denúncias. Se os moradores virem algum estranho no local, é um caçador em potencial e a Polícia Militar precisa ser acionada”, afirmou o militar.

Veja Mais