28 março 2024

Mais de 240 mil moradores já receberam a visita de recenseadores do IBGE no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (31) o número de pessoas recenseadas entre 1º a 30 de agosto no Censo 2022. No Acre, o balanço parcial mostra que já foram contadas aproximadamente 240 mil pessoas da população estimada.

Em todo território nacional, mais de 59 milhões de pessoas em mais de 20 milhões de domicílios foram visitadas pelos recenseadores.

O chefe da unidade estadual do IBGE, Marco Fábio Esteves, chefe da unidade estadual do IBGE, disse à Rede Amazônica Acre que mais de 74 mil domicílios já foram recenseados. Do total de moradores contados, Esteves falou que 54% foram mulheres.

“Isso repete, mais ou menos, o que aconteceu no Censo 2010 em relação a esse dado. Outra coisa também é que 5,2 mil se declararam indígenas. Ao todo chegamos a aproximadamente 74 mil domicílios no estado que já foram recenseados”, confirmou o profissional.

Cerca de 680 recenseadores estão nas ruas dos 22 municípios acreanos e devem visitar pelo menos 200 mil domicílios, em um período de três meses, ou seja, as ações seguem até o dia 31 de outubro.

Dos profissionais que atuam no estado, 324 estão apenas na capital, Rio Branco. A população terá que responder a dois questionários diferentes, um básico e o de amostra que no caso é apenas para uma parcela da população do Acre, cerca de 10%.

No início da coleta, os recenseadores enfrentaram dificuldades para aplicar os questionários porque os moradores ficavam desconfiados em receber os profissionais. Outro problema identificado foi com relação à violência.

Eles foram vítimas de assaltos durante as visitas aos lares em Rio Branco. A coordenação de divulgação confirmou que as equipes já sofreram cinco assaltos desde o início dos trabalhos. Dois Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), usados pelos servidores, foram levados durante os crimes.

Importância do atendimento
Marco Fábio Esteves destacou que ainda têm muitos moradores que resistem em receber as equipes. Segundo ele, no Acre o percentual de recusa chega a 2,5%. “É importante a gente reduzir essa recusa, que as pessoas respondam ao Censo, recebam o recenseador e tratem bem esse recenseador. Afinal, está lá no exercício da profissão, fazendo esse trabalho, evitar qualquer tratamento mal ao recenseador”, aconselhou.

O chefe da unidade falou também sobre a identificação dos profissionais. Os recenseadores estarão uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

A identificação do profissional também pode ser confirmada no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

“No crachá vem o nome dele, o 0800, caso a pessoa tenha dúvida, pode ligar, pegar a matrícula e confirmar. Tem o boné, o colete e o DMC que vai estar utilizando. É importante também as pessoas ficarem sabendo que os nossos recenseadores não insistem para fazer a entrevista dentro de casa. Por uma questão de segurança, a entrevista pode ser feita do lado de fora da casa. Cada questionário durante cerca de seis minutos para ser preenchido, então, é uma entrevista muito rápido”, frisou.

Entenda o Censo 2022
A coleta do Censo Demográfico 2022 começou no dia 1º de agosto nos 5.570 municípios do país.

Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas. O custo da operação é de R$ 2,3 bilhões.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão a dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

Veja Mais