28 março 2024

Pesquisa PoderData no 1º turno: Lula 43% X 37% Bolsonaro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa PoderData realizada de 4 a 6 de setembro mostra quadro de estabilidade nas intenções de voto para a sucessão presidencial. De acordo com o levantamento, no 1º turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% e Jair Bolsonaro, 37%.

Há uma vantagem de 6 pontos percentuais a favor de Lula. Ciro Gomes (PDT) tem 8%; Simone Tebet (MDB), 5%. O pedetista manteve a pontuação de uma semana antes. A emedebista oscilou 1 ponto para cima, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa.

Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.

Na época em que a pesquisa foi registrada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não tinha barrado as candidaturas de Jefferson e de Marçal. Por isso, os 2 nomes foram testados na pesquisa.

O resultado indica um 2º turno nas eleições presidenciais. Lula, hoje, tem 46% dos chamados votos válidos –os que são concedidos a algum dos candidatos, excluindo-se brancos e nulos. Para vencer na 1ª rodada, o petista precisa ter pelo menos 50% +1 dos votos válidos.

Os números mostram o quadro eleitoral pré-7 de Setembro. O presidente Jair Bolsonaro convocou apoiadores para atos em comemoração ao bicentenário da Independência. Iria à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 8h30, e a Copacabana, no Rio, às 15h.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 4 a 6 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-03760/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

ESTRATIFICAÇÃO O quadro tem variações em segmentos demográficos específicos. O Drive destaca, considerando-se as votações na simulação de 1º turno:…

sexo – Lula tem vantagem contra Bolsonaro entre mulheres (46% X 29%). Entre os homens, o presidente marca 46% contra 40% do petista;

idade – taxa de “não voto” é de 8% –com 6% de branco/nulo + 2% que não sabem– entre quem tem 16 a 24 anos. Nesse grupo, Lula tem 39% e Bolsonaro, 35%;

escolaridade – Lula sobe para 49% entre os que cursaram até o ensino fundamental;

renda familiar – nas famílias que recebem até 2 salários, o placar é Lula 47% X 33% Bolsonaro. Nas que ganham mais de 5 salários, Bolsonaro sobe para 44%.

Lula segue liderando a disputa entre católicos, e Bolsonaro, entre evangélicos.

A vantagem de Bolsonaro entre o eleitorado evangélico dá sinais de ter se ampliado nos últimos 2 meses. Leia a seguir as curvas históricas de intenção de votos de Lula e de Bolsonaro no 1º turno entre católicos e entre evangélicos.

 

Veja Mais