19 abril 2024

Secretaria de educação e organizações do AC podem solicitar os livros da campanha ”leia com uma criança”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretarias de educação e organizações do Acre podem solicitar, gratuitamente, um kit – composto por dois livros – para cada criança atendida ou matriculada, até 9 de setembro, pelo site do Itaú Social.

A campanha “leia com uma criança” deve distribuir gratuitamente 2 milhões de livros, para secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil (bibliotecas comunitárias, associações de bairro, dentre outras).

As solicitações podem ser feitas por instituições de todo o estado do Acre e demais estados da região Norte.

Sobre os livros distribuídos em 2022

O Itaú Social promoveu um edital para selecionar apenas obras que valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. Essa seleção reconhece o potencial da literatura para contribuir com a diminuição das desigualdades e com a valorização das diferenças. Puderam participar editoras brasileiras, com prioridade para livros de autores ou ilustradores que se autodeclaram negros e/ou indígenas. Os livros selecionados foram:

De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar – Editora Companhia das Letrinhas

A obra tem ilustrações de Bruna Lubambo e texto de Otávio Júnior – escritor, contador de histórias e produtor teatral que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. O livro traz danças e ritmos periféricos, protagonizados por crianças e jovens. A produção tem como pano de fundo uma pesquisa cuidadosa sobre o estilo funk e seus demais aspectos culturais no país.

A pescaria do curumim e outros poemas indígenas – Editora Panda Books

Nos doze poemas desse livro, Tiago Hakiy, escritor descendente do povo Sateré Mawé, tece versos recheados de lembranças e afetos sobre um jeito de ser criança que tem muitas relações com a natureza. As coloridas ilustrações de Taísa Borges acrescentam ainda mais riqueza ao universo retratado pelo escritor. Cores, peixes, pássaros, costumes e olhares sobre o dia a dia na floresta despertam conversas e a imaginação.

Livros acessíveis

É possível solicitar ainda as versões das obras em braille e fonte ampliada para crianças com deficiência visual, e em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. A distribuição dos livros acessíveis prioriza instituições que desenvolvam ações inclusivas e acessíveis de leitura. As versões audiovisuais acessíveis também podem ser encontradas on-line na página do programa.

Veja Mais