25 abril 2024

Charuto feito com tabaco sustentável produzido no AC é apresentado em festival na BA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um charuto produzido com tabaco sustentável no município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, foi destaque no Festival Origens, realizado na Bahia entre os dias 20 e 23 deste mês. O evento reuniu apreciadores de charutos que fizeram questão de conhecer a produção que vai desde à semente até o produto finalizado para o consumo.

Os charutos são produzidos manualmente. O tabaco usado não recebe nenhum tipo de tratamento químico. Sendo assim, produto é considerado orgânico.

A empresária Andreia Tanja não reside atualmente no Acre, mas disse que morou em Cruzeiro do Sul e que iniciou o negocio há dois anos. Ela destacou que as plantações de tabaco no Acre são da agricultura familiar e produzidas em áreas degradadas.

“Os ribeirinhos da floresta plantam e nós só compramos. A gente faz uma parceria e orienta como tem que ser o processo de secagem, como tem que embalar as folhas, como tem que ser o cuidado no campo, para termos a melhor matéria prima. Então, esse produto não é nosso, é a riqueza local, é a floresta que entrega esse tabaco. Fazemos uma orientação para que eles nos entreguem a melhor matéria prima para que a gente possa transformar isso em um excelente produto”, disse.

Segundo a empresária, o tabaco é nativo da região do Vale do Juruá e foi realizado um estudo para chegar no produto atual, inclusive, com um processo de secagem das folhas.

“Morei na região muitos anos e sempre tivemos muitos elogios em relação a esse tabaco, ele tinha cheiro de charuto. O tabaco é utilizado na forma de uma corda, nós tivemos a ideia de desenvolver essa folha para que usássemos na forma de charuto”, complementou.

Reconhecimento nacional
Andreia Tanja falou ainda que o produto é vendido em todo o Brasil e destacou o prêmio recebido em 2021como melhor charuto produzido no país.

“A Bahia promove o principal evento nacional de charuto. Lá, estavam os principais fabricantes do Brasil. Os charutos que têm uma relevância no cenário nacional e os charutos que são legalizados. Nosso produto, apesar de novo, foi escolhido como o melhor charuto nacional de 2021. Então, nós temos um grande potencial de crescimento até para fora do Brasil.”

 

Veja Mais