28 março 2024

Fundhacre entrega kits indígenas e redes para uso nas enfermarias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Saúde Indígena, vem trabalhando em prol da garantia do acesso à atenção integral à saúde dos povos indígenas mediante os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, foi realizada na manhã desta terça-feira, 25, a cerimônia de lançamento da entrega dos kits indígenas e redes nordestinas para uso dos pacientes nas enfermarias da Fundhacre.

Fundhacre entrega kits indígenas e redes para uso nas enfermarias. Foto: Gleison Luz

“Esse é um sonho das pessoas envolvidas no cuidado a essa população. Hoje reafirmamos o compromisso que a Fundação Hospitalar tem em acolher a todos, principalmente os que tem uma política pública de saúde definida, onde cabe a nós, como unidade, nos adequarmos”, enfatizou a chefe do Planejamento da Fundhacre, Duciana Araújo.

“Esse é um sonho das pessoas envolvidas no cuidado a essa população”, enfatizou a chefe do Planejamento da Fundhacre, Duciana Araújo. Foto: Gleison Luz

A Fundhacre oferece atendimento de internação para tratamento clínico oncológico, clínico-geral e cirurgia-geral. Atualmente, a unidade conta com dez leitos disponibilizados, caracterizados e adaptados de acordo com a cultura dos povos indígenas.

Atualmente, a unidade conta com dez leitos disponibilizados para os povos indígenas. Foto: Gleison Luz

“Esse é um momento importante.  É um grande ganho para a população indígena, do estado do Acre, por meio da parceria da Fundação junto ao distrito na doação dos lençóis para a Casai, que dá apoio aos indígenas que moram nas aldeias e vêm fazer atendimento aqui na unidade”, disse a coordenadora distrital de Saúde Indígena do Alto Rio Purus, Carla Mioto Niciani.

Foram entregues lençóis, kits de higiene para as enfermarias, para a Unidade de Terapia Intensiva, e redes. Foto: Gleison Luz

A cerimônia contou com a entrega de vinte lençóis para a Casa de Saúde Indígena (Casai), cem kits de higiene para as enfermarias, quinze kits de higiene para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e quarenta redes.

“Esses kits são um sonho esperado há muito tempo. Aqui o paciente indígena tem acesso ao serviço em saúde com qualidade, com atenção especializada, e um olhar mais carinhoso. Somos 16 povos aqui no Acre.  Temos uma política específica para a saúde indígena. Essa ação da Fundhacre é um olhar diferenciado para essa população”, destacou o gestor de Saúde Indígena da Sesacre, Vanderson Britto.

Veja Mais