19 abril 2024

Consumidores reclamam de golpes e propaganda enganosa na Black Friday

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O site Reclame Aqui, que reúne críticas contra empresas sobre atendimento, venda, produtos e serviços, monitorou os problemas nessa sexta-feira (25) das chamadas megapromoções. O levantamento mostrou que as propagandas enganosas lideraram o ranking de reclamações dos consumidores.

Até às 18 horas dessa sexta-feira (25), mais de 17% das reclamações registradas nesta sexta-feira pelo site foram de consumidores relatando falsas promoções, como taxas de frete mais caras que os produtos ou reajuste do valor do produto antes dias antes da oferta de desconto. Outros 16% dos consumidores reclamaram de atraso na entrega de produtos e 15% por produtos que, até agora, não foram entregues.

O site faz um alerta para golpes que estão sendo aplicados na internet. Consumidores relatam que ao procurar ofertas em sites de busca, tem encontrado promoções tentadoras em lojas falsas. Uma das maiores redes varejistas do país, o Magazine Luiza, tem sido alvo frequente dos golpistas.

Criminosos reproduzem com muita perfeição o site original da loja,o Magalu, ofertando produtos a preços tentadores. Os consumidores efetuam o pagamento achando que estão no site original e depois não conseguem ter o dinheiro de volta. Um dos consumidores que denunciou a fraude desconfiou do golpe porque encontrou a oferta de um fogão por menos da metade do preço médio de venda.

Desconfiar de preços muito abaixo do normal é uma das formas de evitar cair em golpes. Encontrou ofertas mirabolantes, a regra é pesquisar em outros sites e comparar.

Outra dica é conferir com atenção os endereços dos sites. Links estranhos que mudam o endereço da loja verdadeira, usando outras palavras ou trocando letras por números, são fortes indícios de que pode ser golpe.

O Reclame aqui também criou um serviço que rastreia sites falsos a partir do link informado pelo consumidor. O detector de site confiável está disponível no site do grupo: www.reclameaqui.com.br.

Nós entramos em contato com o Magazine Luiza sobre os sites falsos. Segundo a empresa, assim que esses sites fraudulentos são identificados, são derrubados imediatamente e orientou os consumidores a conferirem o endereço correto do site. No caso, www.magazineluiza.com.br

Veja Mais