16 abril 2024

Covid-19: Saúde identifica casos da subvariante BQ 1.1 e BE. 9 no Acre e reforça a importância da vacinação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As novas subvariantes da covid-19, identificadas no Brasil, inicialmente no estado do Amazonas em outubro deste ano, BQ 1.1 e BE.9, já estão em circulação no Acre. É o que aponta o relatório de circulação de linhagens do SARS-CoV-2, emitido pela Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) nesta quarta-feira, 30.

Das 6 amostras provenientes de pacientes com sintomas da covid-19, residentes nos municípios de Rio Branco (AC), Sena Madureira (AC) e Boca do Acre (AM), e coletadas em 17 de novembro, duas foram identificadas com as linhagens BQ 1. 1 e quatro com a linhagem BE. 9, ambas derivadas da variante Omicron, mesma cepa que circula atualmente na Europa e causou o aumento das infecções em países como Alemanha e França.

De acordo com a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Débora dos Santos, não há mudanças em relação aos sintomas, que continuam sendo para a maioria dos pacientes: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.

As queixas são de sintomas leves, especialmente por quem já é vacinado, a gravidade tem se mostrado em pacientes não vacinados e com comorbidade. Também é preciso dar ênfase à transmissibilidade, que é mais elevada. Uma série de ações permite reduzir os riscos da transmissão da covid-19 e de outras doenças como a gripe e resfriados. Além do uso de máscara, medidas de higiene como a lavagem das mãos, o uso de álcool gel e distanciamento de pessoas sintomáticas contribuem para reduzir os riscos da infecção”, destacou Débora.

A principal recomendação é estar com o calendário vacinal completo e atualizado, incluindo as duas doses de reforço. O cuidado deve ser redobrado nos casos de gestantes, idosos, crianças de baixo peso, imunossuprimidos e portadores de comorbidades crônicas descontroladas. Caso os sintomas apareçam, procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e faça testagem para o vírus.

“Por enquanto, nenhuma das duas parece provocar o aumento relevante de hospitalizações e mortes, contudo, a melhor forma de prevenção a sintomas graves da doença continua sendo a vacinação, incluindo as doses reforço para aumento da imunidade. Foi aprovado pela Anvisa recentemente a vacina bivalente contra a covid, que será mais uma dose reforço. Temos expectativas de que chegue no Brasil no início desse mês de dezembro e assim que for liberada no Acre estaremos convocando para a ministração”, finalizou Daila Timbó, responsável pelo Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie).

Veja Mais