18 abril 2024

Dina Boluarte toma posse como presidente no lugar de Castilho preso por tentar Golpe no Peru

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vice de Pedro Castilho, o agora ex-presidente do Peru, Dina Boluarte acabou de tomar posse como Presidente da República do Peru numa cerimônia aberta no Congresso Nacional. Ela assumiu, hoje (07), após o impeachment do titular, que tentou aplicar um Golpe de Estado ao dissolver o parlamento e anunciar novas eleições. Pedro foi preso em seguida.

Em seu discurso de posse, Dina pediu um tempo para colocar a casa em ordem. Ela disse que os atos de corrupção não vão continuar, nem prosperar, no Peru. No discurso, destinado aos congressistas, Boluarte repudiou o ato de Castilho e pediu paciência do povo para instalar um novo governo justo.

“Em respeito às milhares de mães, de mulheres, que são sinal de honra do nosso país, eu assumo a direção do país após ato de Pedro Castilho. Eu atendo um entendimento constitucional. Assumo sendo consciente de saber que terei um grande desafio pela frente de manter a ordem no país. Assumo o compromisso de discutir com todas as bases da sociedade, respeitando os direitos constitucionais dos nossos cidadãos. Peço um tempo, uma trégua política, para instalar um governo de responsabilidade, para resgatar o nosso país das garras da corrupção’, discursou.

A faixa presidencial foi passada pelo presidente do Congresso Nacional, que havia sido dissolvido no início da tarde.

Veja Mais