29 março 2024

Encontro realizado pela Sesacre busca estratégias de cuidado em saúde mental

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Estado e Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser (Cecco), realizou na última quinta-feira, 1, em sua sede, a Casa Amarela do Parque Capitão Ciríaco, uma reunião entre moradores do bairro 6 de Agosto, denominada, “Nós da 6 – um Encontro pela Arte de Conviver”, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), com o objetivo de promover estratégias de cuidado mental.

O encontro é um meio de aproximação para ampliar o diálogo com moradores e trabalhadores, em busca de estratégias coletivas e diversas de cuidado em saúde mental.  O Centro, em parceria com a Ufac, realizou um mapeamento de mais de 20 ações ligadas à saúde existentes no bairro, tais como como educação, esporte, cultura, direitos humanos, economia, dentre outros, e proporcionou a reunião para que os responsáveis por essas atividades pudessem se conhecer, descobrir e fortalecer as atividades que existem no local, e ainda para que viessem a conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Arte de Ser.

Objetivo do evento foi ampliar a rede de cuidados psicológicos do Centro. Foto: Cedida.

Segundo o Psicólogo do Cecco, Fabiano Carvalho,  a ideia é a partir desse encontro, possibilitar e planejar atividades em conjunto, além apoiar aquelas já existentes na região, permitindo assim o atendimento psicológico quando identificado.

“A grande questão está no nosso cotidiano, não está só nos espaços voltados à saúde, ela está no nosso dia a dia, então quanto mais a gente fortalece essas iniciativas da comunidade, e que a gente trabalha mais próximo, em rede, dialogando, conversando, acho que é uma maneira de espalhar mais esse cuidado,” destaca o psicólogo.

O Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), funcionando como espaço de sociabilidade com foco em pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, pessoas em sofrimento psíquico intenso, mas aberto a toda a comunidade. Tem como objetivo a promoção da reabilitação psicossocial e a inserção das pessoas com transtornos mentais no cotidiano da cidade, de forma a contribuir para a desconstrução de preconceitos e redução da exclusão de seus participantes. Inspirado na metodologia desenvolvida por Nise da Silveira, tem a expressão livre como principal ferramenta metodológica, além de oficinas de diferentes linguagens artísticas, esportes, economia solidária, realização de eventos culturais e de geração de renda, em articulação com outros serviços da RAPS e com outros espaços da cidade.

Atualmente, o serviço funciona nas dependências do Parque Urbano Capitão Ciríaco, bairro 6 de agosto, em Rio Branco. É aberto à comunidade em geral, a todas as pessoas de todas as idades, com prioridade para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

Veja Mais