24 abril 2024

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: O que muda de verdade na vida dos brasileiros, em especial na vida do trabalhador ruralL.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

14 Fev de 2019 do YacoNews


A reforma da previdência tem causado polêmica e receio em muitos brasileiros, principalmente aqueles que  ainda não se aposentaram ou que estão próximos da aposentadoria. 

Façamos algumas reflexões para você entende a reforma da previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro, e assim você tire suas dúvidas e ficar por dentro do que está acontecendo em Brasília. 

 Aposentadoria Rural 

O governo propõe a comprovação do tempo de serviço, que antes era feita pelos sindicatos, e que com a nova proposta será homologada por uma empresa de assistência técnica e extensão rural, no caso seria a Emater. 

Os trabalhadores rurais serão considerados segurados especiais e os mesmos terão que  contribui anualmente, e de acordo com a nova proposta de Bolsonaro, a contribuição mínima deverá ser R$ 600,00 ou uma porcentagem sobre a produção agrícola, desde que esse valor atinja pelo menos 8% do piso de contribuição do INSS por mês, traduzindo, o trabalhador rural que já não tem nem para garantir o sustento mensal de sua família terá ainda que pagar para que, se alcançar a idade mínima que é de 55 para mulheres e 60 para homens hoje, passará com a nova proposta para ambos os sexos para idade mínima de 60 anos e no mínimo 20 anos de contribuição. Voltando a lembrar você trabalhador rural terá que  contribui no mínimo 20 anos o valor de R$ 600,00.

Vale lembrar que a nova proposta, ou seja, a pec 6/2019 só valerá  depois de aprovada no Congresso Nacional com os votos de deputados e senadores de cada estado. E você trabalhador e trabalhadora acreana, lembra quem foi o seu voto para senador? Quem você elegeu para deputado federal? 

Agora é a hora de fazer valer o seu voto de confiança. Ou não foi um voto de confiança conciente? Faça você mesmo caro leitor essa reflexão!

Veja Mais