24 Out de 2019 do YacoNews
Do G1/AC
Após observar pessoas próximas como amigos e familiares sofrendo de ansiedade e depressão, a aluna Ingrid do Nascimento, de 19 anos, do curso de telecomunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), criou um aplicativo para ajudar as pessoas a manterem a calma nos momentos de crise.
Desenvolvido sob orientação do professor Fred Tavares, o dispositivo está em fase de ajustes para ser lançado na plataforma da Play Store para download. O App ‘PsicoAjuda’ começou a ser desenvolvido em setembro deste ano e aguarda os últimos ajustes para ser lançado.
“O Senai lançou um curso de introdução a aplicativo dentro do nosso curso de telecomunicação, que é o que eu faço atualmente. E o professor lançou a ideia de a gente fazer um aplicativo em cima daquilo que a gente mais dominava”, conta sobre a ideia.
O aplicativo tem ferramentas que tratam sobre depressão e ansiedade, vem com uma lista de vídeos e músicas para ajudar a pessoa a relaxar. Além disso, o App também tem testes para o usuário saber o nível em que está, links de textos e imagens que também ajudam a acalmar.
Ingrid conta que queria fazer algo voltado para a área da psicologia, porque se identifica com a área e também sobre ansiedade. Ela conta que outra ferramenta disponível é o link de um chat que funciona 24 horas, no qual a pessoa pode conversar e até mesmo ligar durante os momentos de crise.
“É uma doença muito presente. Convivo com amigos e parentes que têm ansiedade e aqui também tem muitos alunos com ansiedade. O professor disse que era para ser sobre algo que doía. Então, porque não fazer sobre o que dói no meu próximo?”, questiona.
Lançamento
Com a ajuda do professor, a ideia acabou expandindo. Ainda está em fase de pagamento da hospedagem, além de outros ajustes, mas, segundo Ingrid, no início de novembro deve ser lançado para download.
| Ferramenta tem textos, músicas e imagens |
Ingrid conta que do projeto criado na turma, o dela é o único que vai ser lançado. “Quando vi que era um meio de ajudar outras pessoas, o professor lançou a ideia de jogar no Play Store e resolvi dar continuidade”, contou.
O professor Fred Tavares, que trabalha com o desenvolvimento de aplicativos no Senai, disse que tem sido um processo grandioso.
“Ela continua com o aplicativo. Ela pegou o material, instalou em casa, manda mensagem e diz que está aperreada. Ela é extremamente dedicada”, disse o professor que está dando todo o suporte para o lançamento.
Tavares contou que está finalizando as correções e está nos ajustes finais para que esteja tudo pronto para o lançamento.
“Falta apenas dar uma olhada mais crítica. Vou olhar a questão do português. Só a parte burocrática que está faltando. No primeiro módulo, a gente não trabalha como eles [alunos] lançam, então, estamos pegando o aplicativo dela para jogar no ar”, finaliza o professor.