Detentos usam chave artesanal para abrir solário e fazem buraco em parede durante tentativa de fuga em Rio Branco

Um grupo de 39 detentos foi flagrado tentando fugir do Complexo Prisional Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, na noite dessa segunda-feira (21). Eles conseguiram sair das celas, depois abriram a porta do solário com uma chave artesanal e ainda fizeram um buraco na parede para deixar a unidade.

Com os presos foram encontradas sete teresas [cordas feitas de lençóis], uma escada e uma chave artesanais, além de um simulacro de arma de fogo.

Era por volta das 18h40 quando o policial que estava de plantão na guarita número 7 viu alguns presos no solário onde é feito o banho de sol pavilhão L. Ele chamou a atenção dos presos e ainda deu um disparo de arma de fogo como forma de advertência.

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que ao menos quatro presos já estavam na área externa do alojamento. Com o barulho do tiro, alguns retornaram para o pavilhão.

Uma equipe do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) deu apoio aos policiais penais para a contenção dos detentos.

Ao verificarem a situação, os policiais identificaram que os presos das celas 3, 4, 8 e 9 abriram o solário com uma chave artesanal e depois fizeram um buraco na parede do local para ter acesso à área externa do pavilhão. Após isso, a intenção do grupo era pular a muralha da unidade.

g1acre
Categories: DESTAQUE