Início / Versão completa
DESTAQUE

Organização aponta ‘mentiras’ em discurso de Bolsonaro na ONU

Por Redação 23/09/2020 10:28
Publicidade

A organização Observatório do Clima fez um trabalho de fact-checking durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral da ONU e acusou o governante de mentir.

Publicidade

Em entrevista à GloboNews, o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astini, afirmou que “o Brasil deveria apresentar o que vai fazer para solucionar os problemas, não negar os problemas. [Bolsonaro] fugiu da responsabilidade de cuidar do Brasil”. Segundo Astrini, essa postura pode afetar o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Bolsonaro dedicou parte do discurso para dizer que o país está comprometido na preservação do meio ambiente. “Os focos criminosos são combatidos com rigor e determinação. Mantenho minha política de tolerância zero com o crime ambiental”, afirmou o presidente.

Além disso, o governante também disse que o Brasil é alvo de uma “campanha escorada em interesses escusos” por parte de organizações internacionais e nacionais, informação que a ONG classificou como mentirosa.

Publicidade

O presidente também negou que as florestas brasileiras sejam propícias a incêndios por serem de clima úmido e mais uma vez foi acusado de mentir pela organização que se define como uma rede de 37 entidades da sociedade civil brasileira que discute as mudanças climáticas no país.

O grupo ainda apontou outras mentiras no discurso do presidente.

A organização também destacou quando o presidente falou a verdade.

Procurada pelo UOL, a Secom (Secretaria de Comunicação) do governo não se manifestou sobre as alegações do Observatório do Clima.

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.