Categories: ACRE DESTAQUE

Casos de Covid voltam a assombrar o Acre: mais sete pessoas morreram e outras 85 foram infectadas nas últimas 24 horas

Mesmo com a nova classificação do nível de risco da Covid-19 no Acre, divulgada nesta quarta-feira 23/12, pelo grupo Pacto Acre Sem Covid, determinando que as regiões do Alto Acre, Baixo Acre/Purus, Juruá e Tarauacá/Envira se encontram na Bandeira Amarela, que indicaria estado de atenção em relação à doença no Estado, as últimas 24 horas foram fatais para pelo menos setes acreanos, e para outras 85 pessoas que foram contaminados na pandemia do novo coronavírus. Os números e as informações emergiram nesta tarde de informações da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

O boletim registrou as sete mortes e os 85 casos confirmados de contaminação pelo coronavírus no Estado nas últimas 24 horas, sendo sete resultados de exames RT-PCR e 78 testes rápidos. Assim, o número de infectados subiu de 40.314 para 40.399 nas últimas 24 horas, informou o boletim.

Isso significa que o Acre registra, até o momento, 113.311 notificações de contaminação pela doença, sendo que 72.433 casos foram descartados. Atualmente, 479 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. No entanto, pelo menos 33.198 pessoas já receberam alta médica da doença. Outras 128 pessoas seguem internadas na rede hospitalar do Estado.

De acordo com o comitê que monitora a doença no Estado, o Pacto Acre Sem Covid, durante o período analisado, de 6 a 19 de dezembro, foi identificado que a regional do Juruá é a que apresenta o pior cenário atualmente, com forte tendência de aumento de novos casos e internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A manutenção da Bandeira Amarela (Nível de Atenção) em todas as regiões, no entanto, carrega uma piora nos indicadores. Baixo Acre/Purus e Alto Acre estavam saíram da Bandeira Laranja para a Amarela, mas com notas 12 e 11 em relação aos indicadores. O Juruá e Tarauacá/Envira permaneceram no Nível de Atenção, com nota 11.

Segundo a coordenação do Comitê, nas últimas semanas o Estado registrou uma estabilização no número de notificações da doença, quando não há queda nem aumento dos casos ou nem melhora, tampouco piora. O Alto Acre apresenta uma tendência pequena de queda nos casos. Baixo Acre tem um comportamento sustentado de estabilização, já Juruá apresenta comportamento de ascensão da doença.

No entanto, aumento o número de mortos pela doença no Acre em mais sete notificações de óbitos, sendo três do sexo masculino e quatro do feminino. O número oficial de mortes por Covid-19 entre acreanos subiu para 776 em casos.

Os óbitos do sexo masculino foram: Morador de Rio Branco, J.B.C., de 77 anos, deu entrada no dia 4 de dezembro, no Hospital Santa Juliana, e faleceu nesta terça-feira. Morador de Rio Branco, A.B.S., de 86 anos, deu entrada no dia 18 de dezembro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta quarta-feira. Morador de Rio Branco, L.M.A.S., de 87 anos, deu entrada no dia 8 de dezembro, no Hospital Santa Juliana, e faleceu na última sexta-feira, 18.

Os óbitos do sexo feminino foram: Moradora de Rio Branco, M.S.S., de 44 anos, deu entrada no dia 19 de novembro, no Into-AC, e faleceu na última sexta-feira, 18. Moradora de Rio Branco, A.M.O.C., de 57 anos, deu entrada no dia 29 de novembro, no Hospital Santa Juliana, e faleceu na última sexta-feira, 18. Moradora de Rio Branco, E.F.O., de 74 anos, deu entrada no dia 10 de outubro, no Hospital Santa Juliana, e faleceu no dia 11 de novembro. H.O.A., de 90 anos, também moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 26 de novembro, no Hospital Santa Juliana, e faleceu na última segunda-feira, 21.

 

Tião Mais, Amazônia Agora