Bandidos furtaram baterias do gerador de energia do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, que tem mais de 30 pacientes internados com Covid-19. A assessoria de comunicação do hospital informou que a situação foi percebida na manhã desta quarta-feira (31).
O caso foi denunciado na polícia e a instituição está providenciando baterias novas para evitar danos futuros aos pacientes e equipamentos.
Os ladrões entraram no hospital e furtaram seis baterias de quatro grupos de geradores. Ainda segundo a direção, caso haja interrupção no fornecimento de energia por parte da concessionária, existe o risco de a unidade ficar sem energia.
O Hospital Santa Juliana tem 42 Leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo 20 de UTI Covid, 10 de UTI adulto convencional e 12 de UTI neonatal. Assim como outras unidades de saúde da capital, o hospital está com lotação máxima nos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 e tem ainda dois pacientes em fila de espera por um leito.
No último dia 20, bandidos furtaram os fios que seriam usados para fazer a ligação da usina de oxigênio a um gerador de energia do Instituto de Traumatologia do Acre (Into-AC), o maior hospital de campanha do estado, que fica na capital acreana, Rio Branco. No total, foram furtados 60 metros de fios. Nenhum paciente foi prejudicado, segundo a direção da unidade, já que o gerador ainda não estava em uso, pois ia ser instalado naquele mesmo dia.
Por Iryá Rodrigues