O governo do Acre, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (Deracre), concluiu na última sexta-feira, 19, uma ação de apoio à cidade de Sena Madureira, onde atuou como parceiro na limpeza das ruas, após ficarem submersas com a grande enchente do Rio Iaco.
A atuação do Estado foi marcada pelo empenho do governador Gladson Cameli, que foi ao local para acompanhar a atuação das equipes, como também para levar sua solidariedade e entregar cestas básicas aos mais necessitados.
De acordo com o diretor de Operações do Deracre, Ronan Fonseca Filho, o governo pôde agir com rapidez, pois o Deracre tinha uma equipe atuando no Ramal Mário Lobão, naquele município. “Com o advento do alagamento do Rio Iaco, a gente acabou paralisando o serviço e o governo do Estado enviou ajuda para a parte urbana, na limpeza das ruas, que estavam bastante comprometidas”, explicou o diretor.
Ainda segundo Fonseca, no bairro Vitória, que ficou 100% encoberto pelas águas, a equipe entrou com a Operação Apoio, onde foi feito um reforço com máquinas, trator de esteira e toda uma estrutura para acelerar o processo de limpeza.
O gestor do Deracre em Sena Madureira, João Pereira Lima, relatou: “Os trabalhos tiveram início no Segundo Distrito e, após uma reunião do Deracre com a Prefeitura, ficou definido que cuidaríamos da limpeza do bairro Vitória, onde encontramos muitos entulhos e restos de móveis”, completou o gestor.
O Deracre continuará atuando no bairro com a limpeza, e conta com apoio de 15 reeducandos do Sistema Penitenciário de Sena Madureira. O gestor declarou, ainda, que haverá uma sanitização nos bairros, com a finalidade de combater bactérias e vírus.
Por último, o gestor apresentou o número geral do trabalho realizado nos bairros Vitória e Segundo Distrito: limpeza de 19 ruas que perfazem 5.177 metros, com 150 viagens de caminhão-toco, 66 viagens de caminhão-truck e a retirada de 1.523 metros cúbicos de entulho.
agencia