Categories: DESTAQUE REGIÃO

Profissional da área contábil fala dos impactos da pandemia em sua profissão e dá dicas

O profissional de contabilidade, Ferdinando Sousa, que faz parte do grupo Nord Business, falou em entrevista dos impactos que a pandemia causou em sua profissão, e deu algumas dicas à empresários e pessoas em geral.

Ele que é Contador especializado em Controladoria, Finanças e Tributação e reside em Manaus.

Veja o que disse o profissional.

YacoNews – Quais os impactos que a pandemia causou dentro de sua profissão?

Ferdinando – Verdadeiro corre-corre. O governo editou várias medidas provisórias e tínhamos que ler todas e orientar todos os clientes o mais rápido possível. Por exemplo, eles não sabiam se davam férias para os funcionários, se demitiam ou não… Foi aí que entrou a MP 936 que flexibilizava o horário dos funcionários ou a suspensão temporária do contrato, já que a CLT não tinha essa previsão.

YacoNews – Quais os principais fatores dentro da economia que foram afetados em grande escala com o CORONAVÍRUS?

Ferdinando – Você precisa separar quais setores são mais expostos ao que estamos vivendo hoje. O varejo de roupas, eventos de shows, o comércio ambulante, setor aéreo, restaurantes, ou aqueles onde aglomera mais pessoas. Shows nem pensar. Turismo se faz para conhecer locais para onde você vai. Como você vai fazer isso com as lojas, restaurantes e demais pontos todos fechados? Se os negócios param ou diminuem a atividade, não tem como a circulação de dinheiro não ser afetada. Trouxe desequilíbrio em toda produção mundial, falta de insumos, isso afeta toda cadeia e gera inflação.

YacoNews – Em sua análise, vai demorar muito tempo pra poder recuperar os prejuízos?

Ferdinando – Empregos perdidos, os negócios fechados. Isso mexe muito com o psicológico do empresário. Ele precisa sentir segurança para investir novamente. Eu acredito que com a chegada da vacina, 2021 pode ser o ano da recuperação, não como antes da pandemia, mas isso muda totalmente o quadro. É preciso acelerar a vacinação. O mundo todo foi afetado pela COVID, todos os países se endividaram ou utilizaram suas reservas. A última crise com efeito global foi registrada em 2009, quando o mercado imobiliário dos Estados Unidos entrou em colapso afetando os outros países.

O PIB dos EUA teve retração de 2,5% naquele ano, porém, no Brasil, a queda foi bem mais leve, com 0,1%. Já o impacto da crise pelo coronavírus deve ser bem mais grave, levando a uma redução de 6,2% do PIB global, de acordo com estimativas do Banco Mundial.

Quanto tempo? Não sei. Devemos olhar para frete. Abril o mundo estará bem mais calmo e nos eixos.

YacoNews – Em sua concepção, qual a prestação de serviço que não pode parar mesmo em tempos de crise?

Ferdinando – Não pode faltar serviços de saúde, fabricação distribuição de produtos essenciais (alimentos e materiais de higiene), serviços de energia, água e internet não podem parar.

YacoNews – Deixe uma mensagem para todos.

Ferdinando – Principalmente para as pessoas: se cuidem, protejam-se e protejam seus familiares.
Para o empresário, que esse momento traga uma reflexão de como administram seus recursos. Estudar o conceito de capital de giro, reserva de emergência e reserva de oportunidade. Não se deixem levar pela vaidade ou pressão social para ter um super carro, super casa. O seu negócio deve ter solidez. Não confunda patrimônio com caixa. Muitas empresas quebram por não terem uma reserva de emergência ou capital de giro suficiente para aguentar nem um mês de qualquer crise que seja. E se houver interesse, podemos auxiliar as empresas nesse processo.

Quem desejar realizar alguma consulta pela empresa que o Ferdinando Sousa faz parte, acesse o site: https://nord.business/ ou pelo telefone: 92 99160-5158 (Atendimento (Manaus).